Nossa História

Nossa história começou em julho de 1956 quando o imigrante português Julio Simões fundou a Transportadora Julio Simões Ltda. (atualmente JSL) ao adquirir seu primeiro caminhão e começar a transportar produtos hortifrutigranjeiros de Mogi das Cruzes para São Paulo e Rio de Janeiro. No mesmo ano, ele passou a prestar serviço de transporte para a indústria de papel e celulose. Em 1970, a co mpanhia fez sua primeira aquisição, a Transcofer, uma empresa que era três vezes maior, e em 1972 a JSL já possuía uma frota de 42 caminhões. Com muito trabalho e dedicação, confiança das instituições financeiras e gente comprometida com foco em encantar o cliente, a companhia teve um grande ciclo de crescimento ao longo da década de 70.

Em 1981, com 14 anos, Fernando Antônio Simões, o filho caçula do Sr. Julio, começou a trabalhar na JSL, passou por diversas áreas e, em 1986, tornou-se diretor operacional. Dois anos depois assumiu a área comercial da companhia. No final da década de 80, o Grupo iniciou sua diversificação passando a atuar em locação de veículos leves e fretamento para transporte de colaboradores. Tendo credibilidade, histórico de entrega, e foco nas necessidades dos clientes, a JSL pôde aproveitar o grande ciclo de terceirização nas indústrias.

No início da década de 1990, Fernando já dividia com o pai a gestão da companhia e deu continuidade à diversificação de negócios. Esse movimento teve como objetivo agregar ainda mais valor aos clientes, aumentando a fidelização e a diferenciação em relação aos concorrentes e reduzindo a concentração de clientes e a dependência de atividades e segmentos.

Após a virada do milênio, a companhia ampliou ainda mais seu raio de atuação e implantou serviços como operações florestais e movimentação dentro de unidades industriais de seus clientes. Todos estes movimentos levaram a JSL, já em 2001, à liderança no ranking em seu segmento, posição em que permanece desde então1. Em 2006, foi criado o Instituto Julio Simões com o objetivo de concentrar e aprimorar todas as ações sociais que sempre foram realizadas pelo fundador e sua esposa em prol das comunidades onde atuamos.

No ano de 2010, como mais um passo para fortalecer a governança, solidez e diferenciação da companhia, foi realizada a abertura de capital no segmento Novo Mercado, o mais alto nível de governança corporativa na B3. Esse importante passo fazia parte do planejamento estratégico da companhia como forma de ampliar o acesso a capital para sustentar o ciclo de desenvolvimento do negócio, contribuir para a perpetuidade da companhia e oferecer mais segurança aos clientes que confiam à companhia a execução de atividades estratégicas.

Em 2011, a JSL adquiriu a Rodoviário Schio, a maior empresa de transporte e armazenagem de alimentos em temperaturas controladas do País, e ampliou sua plataforma de serviços logísticos.

Em julho de 2020, a atividade de holding, que até então era realizada pela própria JSL, passou a ser exercida pela SIMPAR, que consolidou as participações acionárias e a equipe corporativa com o objetivo de direcionar, acompanhar e controlar a execução dos planos de negócio das companhias controladas, desenvolver novos negócios e segmentos de atuação e assegurar o alinhamento de valores, cultura e modelo de gestão.

Em agosto de 2020, a JSL adquiriu 75% das ações de emissão da Fadel. Fundada em 2001, a empresa está entre as 20 maiores empresas do setor no Brasil, atuando nos setores de bebida, alimentos, bens de consumo e comércio eletrônico.

Neste mesmo mês, a JSL também adquiriu 100% da Transmoreno. A empresa iniciou suas atividades em 1978, atua nos segmentos de transporte de veículos sobre carretas “cegonhas” e prestação de serviços de logística automotiva possuindo duas das principais montadoras de veículos em seu portfólio de clientes.

Ambas as aquisições estão sujeitas às aprovações usuais para este tipo de operação. Dessa forma, a JSL amplia sua diversificação e consolidação como maior e mais integrada plataforma de serviços logísticos no Brasil, contando com um grande portfólio de clientes relevantes, expertise de gente com reconhecida capacidade de gestão e comprovado histórico de entrega, sinergias e cross-selling.

1Ranking Maiores&Melhores do Transporte OTM