Conselhos, Comitês e Diretoria

Conselhos de Administração

Composto por cinco conselheiros, sendo dois independentes, o Conselho de Administração (CA) da JSL é responsável pela orientação geral dos negócios da Companhia. O órgão faz reuniões ordinárias quatro vezes por ano, ao final de cada trimestre, e reuniões extraordinárias, sempre que necessário. As decisões são tomadas considerando a maioria dos votos e os públicos de interesse podem fazer recomendações e sugestões ao Conselho por meio da área de Relações com Investidores.

A diversidade de perfis é essencial, pois possibilita que a Companhia se beneficie da pluralidade de opiniões e de um processo de tomada de decisão mais assertivo e seguro. O Conselho de Administração da JSL é formado tendo em vista a diversificação de conhecimentos e experiências, que são acumulados de maneira contínua em diferentes áreas de atuação e setores econômicos. Os atuais membros do Conselho possuem vasta atuação em diversos setores, dentre os quais podemos citar: Transportes e Logística, Papel e Celulose, Higiene e Limpeza, Alimentos e Bebidas, Construção, Varejo, Tecnologia e Aviação Civil. Além disso, a pluralidade das ideias é assegurada pelos diferentes escopos acadêmicos e experiências profissionais, dentre as quais podemos mencionar: empreendedorismo, econômica, administrativa, contábil, consultiva, tributária, societária e terceiro setor. Dessa forma, a organização busca proporcionar o equilíbrio entre as expectativas das partes interessadas e o fortalecimento contínuo das competências organizacionais.

Outras atribuições do CA são: controlar e fiscalizar o desempenho econômico, social e ambiental da Companhia, assumindo o papel de guia sobre as estratégias do negócio a fim de maximizar o retorno para os acionistas; definir políticas e desenhar estratégias para a condução dos negócios; liderar a implantação da estratégia de crescimento e orientação geral dos negócios; autorizar operações que utilizem instrumento financeiro derivativo e a contratação de mecanismos financeiros atrelados à moeda estrangeira; emissão de valores mobiliários; definição de metas de desempenho da Diretoria e de sua remuneração; eleição e/ou destituição dos membros da Diretoria e fiscalização da gestão dos Diretores, além da apreciação do Relatório da Administração e suas contas.

Fernando Antonio Simões Presidente
Denys Marc Ferrez Conselheiro
Antônio da Silva Barreto Júnior Diretor
Gilberto Meirelles Xandó Baptista Conselheiro Independente
Marcelo Strufaldi Castelli Conselheiro Independente
Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Fernando Antonio Simões Presidente 29/04/2024 2 anos
Denys Marc Ferrez Conselheiro 29/04/2024 2 anos
Antônio da Silva Barreto Júnior Diretor 29/04/2024 2 anos
Gilberto Meirelles Xandó Baptista Conselheiro Independente 29/04/2024 2 anos
Marcelo Strufaldi Castelli Conselheiro Independente 29/04/2024 2 anos

Diretoria Executiva

Os diretores eleitos pelo Conselho de Administração, se reúnem semanalmente e compõem a Diretoria da JSL, cuja principal atribuição é administrar e operar os negócios por meio de ações práticas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Assembleia Geral ou Conselho de Administração da Companhia. Dessa forma, são consideradas as definições do planejamento estratégico, como os resultados financeiros sob a responsabilidade dos administradores, os resultados financeiros globais, bem como os indicadores operacionais.

Portanto, a Diretoria representa a gestão geral dos negócios, priorizando seu desempenho operacional, econômico, social e ambiental. Os diretores podem realizar todas as operações e colocar em prática todos os atos necessários à execução dos objetivos de seu cargo, observando as disposições do Estatuto Social quanto à forma de representação, à alçada para a prática de determinados atos e à orientação geral dos negócios estabelecida pelo Conselho de Administração. Eles são responsáveis por traçar e monitorar estratégias e metas, como reflexo das deliberações do Conselho de Administração, além de deliberar sobre a aplicação de recursos ao transigir, renunciar, ceder direitos, confessar dívidas, fazer acordos ou firmar compromissos.

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Ramon Peres Martinez Garcia de Alcaraz Diretor Presidente 12/08/2022 2 anos
Guilherme de Andrade Fonseca Sampaio Diretor Administrativo Financeiro e Diretor de Relações com Investidores 12/08/2022 2 anos
Antônio da Silva Barreto Júnior Diretor 12/08/2022 2 anos
Eduardo Pereira Diretor 12/08/2022 2 anos
Samir Moises Gilio Ferreira Diretor 12/08/2022 2 anos

Comitês

A fim de prestar assessoramento ao Conselho de Administração em matérias específicas e, assim, garantir decisões mais perenes e responsáveis ao grupo, os comitês atuam submetidos de forma direta à alta liderança, com caráter consultivo. São eles:

Comitê de Sustentabilidade

Comitê de caráter não deliberativo, tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração no cumprimento das suas atribuições legais com relação à sustentabilidade dos negócios da Companhia. O Comitê deve responder e reportar suas atividades ao Conselho de Administração da Companhia, por intermédio do Coordenador do Comitê.

Comitê de Ética

Sem prejuízo de outras competências que lhe sejam conferidas pelo Conselho de Administração em ata específica ou de solicitações específicas emitidas pelo Comitê de Auditoria, competirá ao Comitê assessorar o Comitê de Auditoria, a Diretoria Executiva e os responsáveis pelas Funções de Controles Internos, Riscos e Conformidade, nos termos de seu regimento interno.

Comitê Financeiro

Comitê de caráter não deliberativo, tem por finalidade analisar as operações financeiras, recomendar ações de melhoria de gestão financeira e acompanhar a implementação dessas medidas, reportando os resultados ao Conselho de Administração na periodicidade definida por este colegiado. O comitê responde e reporta suas atividades ao Conselho de Administração, por intermédio do Coordenador do Comitê.

Comitê de Auditoria

A Companhia conta com um Comitê de Auditoria Estatutário, vinculado ao Conselho de Administração. O Comitê de Auditoria tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração quanto a supervisão da qualidade e integridade dos relatórios financeiros, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias, a adequação dos processos relativos à gestão de riscos e as atividades dos auditores independentes, sendo regido por seu Regimento Interno, por decisões do Conselho de Administração e pela legislação aplicável. O comitê responde e reporta suas atividades ao Conselho de Administração, por intermédio do Coordenador do Comitê.