Conselhos, Comitês e Diretoria

Conselhos de Administração

Composto por cinco conselheiros, sendo dois independentes, o Conselho de Administração (CA) da JSL é responsável pela orientação geral dos negócios da Companhia. O órgão faz reuniões ordinárias quatro vezes por ano, ao final de cada trimestre, e reuniões extraordinárias, sempre que necessário. As decisões são tomadas considerando a maioria dos votos e os públicos de interesse podem fazer recomendações e sugestões ao Conselho por meio da área de Relações com Investidores.

A diversidade de perfis é essencial, pois possibilita que a Companhia se beneficie da pluralidade de opiniões e de um processo de tomada de decisão mais assertivo e seguro. O Conselho de Administração da JSL é formado tendo em vista a diversificação de conhecimentos e experiências, que são acumulados de maneira contínua em diferentes áreas de atuação e setores econômicos. Os atuais membros do Conselho possuem vasta atuação em diversos setores, dentre os quais podemos citar: Transportes e Logística, Papel e Celulose, Higiene e Limpeza, Alimentos e Bebidas, Construção, Varejo, Tecnologia e Aviação Civil. Além disso, a pluralidade das ideias é assegurada pelos diferentes escopos acadêmicos e experiências profissionais, dentre as quais podemos mencionar: empreendedorismo, econômica, administrativa, contábil, consultiva, tributária, societária e terceiro setor. Dessa forma, a organização busca proporcionar o equilíbrio entre as expectativas das partes interessadas e o fortalecimento contínuo das competências organizacionais.

Outras atribuições do CA são: controlar e fiscalizar o desempenho econômico, social e ambiental da Companhia, assumindo o papel de guia sobre as estratégias do negócio a fim de maximizar o retorno para os acionistas; definir políticas e desenhar estratégias para a condução dos negócios; liderar a implantação da estratégia de crescimento e orientação geral dos negócios; autorizar operações que utilizem instrumento financeiro derivativo e a contratação de mecanismos financeiros atrelados à moeda estrangeira; emissão de valores mobiliários; definição de metas de desempenho da Diretoria e de sua remuneração; eleição e/ou destituição dos membros da Diretoria e fiscalização da gestão dos Diretores, além da apreciação do Relatório da Administração e suas contas.

Fernando Antonio Simões Presidente
Denys Marc Ferrez Conselheiro
Antônio da Silva Barreto Júnior Diretor
Gilberto Meirelles Xandó Baptista Conselheiro Independente
Sylvia de Souza Leão Wanderley Conselheiro Independente
Fernando Antonio Simões Presidente

Atua na JSL S.A. (controlada direta da Companhia) desde 1981, empresa do setor de transporte rodoviário e logística do grupo econômico da Companhia, e desde 2009 ocupa o cargo de Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da JSL. É Presidente do Conselho de Administração da Movida Participações S.A.

Denys Marc Ferrez Conselheiro

É graduado em administração de empresas e pós-graduado em corporate finance. Possui experiência como diretor de relações com investidores da Redecard (administradora de cartões
de crédito), em 2008, tendo ainda atuado por 10 anos na tesouraria e relações com investidores da Aracruz (setor de celulose) e 5 anos na Pricewaterhouse (empresa de auditoria independente). Foi admitido como diretor Administrativo e Financeiro da Companhia em 2008 e em 2009 passou a cumular o cargo de Diretor de Relações com Investidores.

Antônio da Silva Barreto Júnior Diretor

É graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2006, trabalhando em uma boutique de investimentos em operações de M&A e Private Equity. Em 2009, trabalhando em um Fundo de Private Equity Americano, assumiu a posição em empresa investidor no setor de Energia Renovável (Etanol e Biodiesel) como Gerente de Novos Negócios. De 2010 a 2018 trabalhou no grupo J&F investimentos em diversas funções, onde terminou como Diretor de M&A. Foi admitido na Companhia em 5 de agosto de 2019.

Gilberto Meirelles Xandó Baptista Conselheiro Independente

É formado e Pos Graduado em Administração de Empresas pela FGV Fundação Getúlio Vargas, com Mestrado em Varejo pela USP/FEA e especialização em Gestão de Negócios PGA pela Fundação Dom Cabral e INSEAD, na França. Faz parte nos últimos 8 anos do YPO organization. Atualmente é membro do Conselho de Administracao Global da JBS S/A, membro do Conselho da YPE, membro do Conselho de Administracao da Grupasso e Presidente do Conselho da BenCorp e ClubSaude (Edeavour). Possui forte vivência multidisciplinar em carreira desenvolvida nas áreas de Finanças, Controladoria, Trade Marketing, Marketing, Comercial (Brasil e Exterior) e Gestão de Unidade de Negócios nas empresas Vigor Alimentos S/A como CEO ( 9 anos ), Natura S/A ( 2 anos ), BRF S.A ( 21 anos) e Coopers & Lybrand (6 anos).

Sylvia de Souza Leão Wanderley Conselheiro Independente

Áreas de Marketing, Comercial, Operações e Recursos Humanos. Também atuou como Vice-Presidente de Marketing e Inovação na BRF. Atualmente, na TOTVS S.A., além de Conselheira independente , é Coordenadora do Comitê de Gente e Remuneração. Membro do Conselho da SODIMAC Brasil, empresa do Grupo Falabella, desde 2019.Membro do Conselho de Administração da RaiaDrogasil S.A., onde também lidera o Comitê de Pessoas e e membro dos Comitês de Estratégia, Sustentabilidade e Auditoria e Riscos. Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas, Cultura e Governança da Vivara Participações S.A., desde 2020; membro do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Baumgart, desde 2020; membro do Conselho de Administração e líder do Comitê de Gente e Desenvolvimento Organizacional da Química Amparo Ltda (YPE), desde 2021. Graduada em Comunicação Social, com MBA Executivo em Administração no COPPEAD- UFRJ e cursos de especialização no MIT – Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management e Fundação Dom Cabral.

Diretoria Executiva

Os diretores eleitos pelo Conselho de Administração, se reúnem semanalmente e compõem a Diretoria da JSL, cuja principal atribuição é administrar e operar os negócios por meio de ações práticas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Assembleia Geral ou Conselho de Administração da Companhia. Dessa forma, são consideradas as definições do planejamento estratégico, como os resultados financeiros sob a responsabilidade dos administradores, os resultados financeiros globais, bem como os indicadores operacionais.

Portanto, a Diretoria representa a gestão geral dos negócios, priorizando seu desempenho operacional, econômico, social e ambiental. Os diretores podem realizar todas as operações e colocar em prática todos os atos necessários à execução dos objetivos de seu cargo, observando as disposições do Estatuto Social quanto à forma de representação, à alçada para a prática de determinados atos e à orientação geral dos negócios estabelecida pelo Conselho de Administração. Eles são responsáveis por traçar e monitorar estratégias e metas, como reflexo das deliberações do Conselho de Administração, além de deliberar sobre a aplicação de recursos ao transigir, renunciar, ceder direitos, confessar dívidas, fazer acordos ou firmar compromissos.

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Ramon Peres Martinez Garcia de Alcaraz Diretor Presidente 12/08/2022 2 anos
Guilherme de Andrade Fonseca Sampaio Diretor Administrativo Financeiro e Diretor de Relações com Investidores 12/08/2022 2 anos
Antônio da Silva Barreto Júnior Diretor 12/08/2022 2 anos
Eduardo Pereira Diretor 12/08/2022 2 anos
Samir Moises Gilio Ferreira Diretor 12/08/2022 2 anos

Conselho Fiscal

Nome Cargo Data de Eleição Término do Mandato
Daniel Vinicius Alberini Schrickte Membro Efetivo do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2024
Pedro Henrique Cardozo Ferroni Membro Suplente do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2024
Luciano Douglas Colauto Membro Efetivo do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2024
Luciano Almeida Prado Neto Membro Suplente do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2024
Márcio Álvaro Moreira Caruso Membro Efetivo do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2024
Marcos Sampaio de Almeida Prado Membro Suplente do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2024

Comitês

A fim de prestar assessoramento ao Conselho de Administração em matérias específicas e, assim, garantir decisões mais perenes e responsáveis ao grupo, os comitês atuam submetidos de forma direta à alta liderança, com caráter consultivo. São eles:

Comitê de Sustentabilidade

Comitê de caráter não deliberativo, tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração no cumprimento das suas atribuições legais com relação à sustentabilidade dos negócios da Companhia. O Comitê deve responder e reportar suas atividades ao Conselho de Administração da Companhia, por intermédio do Coordenador do Comitê.

Comitê de Ética

Sem prejuízo de outras competências que lhe sejam conferidas pelo Conselho de Administração em ata específica ou de solicitações específicas emitidas pelo Comitê de Auditoria, competirá ao Comitê assessorar o Comitê de Auditoria, a Diretoria Executiva e os responsáveis pelas Funções de Controles Internos, Riscos e Conformidade, nos termos de seu regimento interno.

Comitê Financeiro

Comitê de caráter não deliberativo, tem por finalidade analisar as operações financeiras, recomendar ações de melhoria de gestão financeira e acompanhar a implementação dessas medidas, reportando os resultados ao Conselho de Administração na periodicidade definida por este colegiado. O comitê responde e reporta suas atividades ao Conselho de Administração, por intermédio do Coordenador do Comitê.

Comitê de Auditoria

A Companhia conta com um Comitê de Auditoria não Estatutário, vinculado ao Conselho de Administração. O Comitê de Auditoria tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração quanto a supervisão da qualidade e integridade dos relatórios financeiros, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias, a adequação dos processos relativos à gestão de riscos e as atividades dos auditores independentes, sendo regido por seu Regimento Interno, por decisões do Conselho de Administração e pela legislação aplicável. O comitê responde e reporta suas atividades ao Conselho de Administração, por intermédio do Coordenador do Comitê.