Conselhos, Comitês e Diretorias

Conselho de Administração

Composto por cinco conselheiros, sendo dois independentes, o Conselho de Administração (CA) da JSL é responsável pela orientação geral dos negócios da Companhia. O órgão faz reuniões ordinárias quatro vezes por ano, ao final de cada trimestre, e reuniões extraordinárias, sempre que necessário. As decisões são tomadas considerando a maioria dos votos e os públicos de interesse podem fazer recomendações e sugestões ao Conselho por meio da área de Relações com Investidores.

A diversidade de perfis é essencial, pois possibilita que a Companhia se beneficie da pluralidade de opiniões e de um processo de tomada de decisão mais assertivo e seguro. O Conselho de Administração da JSL é formado tendo em vista a diversificação de conhecimentos e experiências, que são acumulados de maneira contínua em diferentes áreas de atuação e setores econômicos. Os atuais membros do Conselho possuem vasta atuação em diversos setores, dentre os quais podemos citar: Transportes e Logística, Papel e Celulose, Higiene e Limpeza, Alimentos e Bebidas, Construção, Varejo, Tecnologia e Aviação Civil. Além disso, a pluralidade das ideias é assegurada pelos diferentes escopos acadêmicos e experiências profissionais, dentre as quais podemos mencionar: empreendedorismo, econômica, administrativa, contábil, consultiva, tributária, societária e terceiro setor. Dessa forma, a organização busca proporcionar o equilíbrio entre as expectativas das partes interessadas e o fortalecimento contínuo das competências organizacionais.

Outras atribuições do CA são: controlar e fiscalizar o desempenho econômico, social e ambiental da Companhia, assumindo o papel de guia sobre as estratégias do negócio a fim de maximizar o retorno para os acionistas; definir políticas e desenhar estratégias para a condução dos negócios; liderar a implantação da estratégia de crescimento e orientação geral dos negócios; autorizar operações que utilizem instrumento financeiro derivativo e a contratação de mecanismos financeiros atrelados à moeda estrangeira; emissão de valores mobiliários; definição de metas de desempenho da Diretoria e de sua remuneração; eleição e/ou destituição dos membros da Diretoria e fiscalização da gestão dos Diretores, além da apreciação do Relatório da Administração e suas contas.

Membros Cargo Data da última eleição Término do mandato
Fernando Antonio Simões Chairman 29/04/2021 08/2024 AGM
Fernando Antonio Simões, atua na JSL S.A. (controlada direta da Companhia) desde 1981, empresa do setor de transporte rodoviário e logística do grupo econômico da Companhia, e desde 2009 ocupa o cargo de Diretor Presidente e membro do Conselho de Administração da JSL. É Presidente do Conselho de Administração da Movida Participações S.A.
Denys Marc Ferrez Conselheiro 29/04/2021 08/2024 AGM
Denys Marc Ferrez, é graduado em administração de empresas e pós-graduado em corporate finance. Possui experiência como diretor de relações com investidores da Redecard (administradora de cartões
de crédito), em 2008, tendo ainda atuado por 10 anos na tesouraria e relações com investidores da Aracruz (setor de celulose) e 5 anos na Pricewaterhouse (empresa de auditoria independente). Foi admitido como diretor Administrativo e Financeiro da Companhia em 2008 e em 2009 passou a cumular o cargo de Diretor de Relações com Investidores.
Antônio da Silva Barreto Júnior Diretor 29/04/2021 08/2024 AGM
Antônio da Silva Barreto Júnior, é graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2006, trabalhando em uma boutique de investimentos em operações de M&A e Private Equity. Em 2009, trabalhando em um Fundo de Private Equity Americano, assumiu a posição em empresa investidor no setor de Energia Renovável (Etanol e Biodiesel) como Gerente de Novos Negócios. De 2010 a 2018 trabalhou no grupo J&F investimentos em diversas funções, onde terminou como Diretor de M&A. Foi admitido na Companhia em 5 de agosto de 2019.
Gilberto Meirelles Xandó Baptista Conselheiro Independente 29/04/2021 08/2024 AGM
Gilberto Meirelles Xandó Baptista, é formado e Pos Graduado em Administração de Empresas pela FGV Fundação Getúlio Vargas, com Mestrado em Varejo pela USP/FEA e especialização em Gestão de Negócios PGA pela Fundação Dom Cabral e INSEAD, na França. Faz parte nos últimos 8 anos do YPO organization. Atualmente é membro do Conselho de Administracao Global da JBS S/A, membro do Conselho da YPE, membro do Conselho de Administracao da Grupasso e Presidente do Conselho da BenCorp e ClubSaude (Edeavour). Possui forte vivência multidisciplinar em carreira desenvolvida nas áreas de Finanças, Controladoria, Trade Marketing, Marketing, Comercial (Brasil e Exterior) e Gestão de Unidade de Negócios nas empresas Vigor Alimentos S/A como CEO ( 9 anos ), Natura S/A ( 2 anos ), BRF S.A ( 21 anos) e Coopers & Lybrand (6 anos).
Sylvia de Souza Leão Wanderley Conselheiro Independente 29/04/2021 08/2024 AGM
Áreas de Marketing, Comercial, Operações e Recursos Humanos. Também atuou como Vice-Presidente de Marketing e Inovação na BRF. Atualmente, na TOTVS S.A., além de Conselheira independente , é Coordenadora do Comitê de Gente e Remuneração.  Membro do Conselho da SODIMAC Brasil, empresa do Grupo Falabella, desde 2019.Membro do Conselho de Administração da RaiaDrogasil S.A., onde também lidera o Comitê de Pessoas e e membro dos Comitês de Estratégia, Sustentabilidade e Auditoria e Riscos.  Membro do Conselho de Administração e do Comitê de Pessoas, Cultura e Governança da Vivara Participações S.A., desde 2020; membro do Conselho de Administração e Coordenadora do Comitê de Estratégia, Inovação e Sustentabilidade do Grupo Baumgart, desde 2020; membro do Conselho de Administração e líder do Comitê de Gente e Desenvolvimento Organizacional  da Química Amparo Ltda (YPE), desde 2021. Graduada em Comunicação Social, com MBA Executivo em Administração no COPPEAD- UFRJ e cursos de especialização no MIT – Massachusetts Institute of Technology – Sloan School of Management e Fundação Dom Cabral.
Comitês

A fim de prestar assessoramento ao Conselho de Administração em matérias específicas e, assim, garantir decisões mais perenes e responsáveis ao grupo, os comitês atuam submetidos de forma direta à alta liderança, com caráter consultivo. São eles:

Comitê de Sustentabilidade

Comitê de caráter não deliberativo, tem por finalidade assessorar o Conselho de Administração no cumprimento das suas atribuições legais com relação à sustentabilidade dos negócios da Companhia. O Comitê deve responder e reportar suas atividades ao Conselho de Administração da Companhia, por intermédio do Coordenador do Comitê.

Comitê de Ética

Sem prejuízo de outras competências que lhe sejam conferidas pelo Conselho de Administração em ata específica ou de solicitações específicas emitidas pelo Comitê de Auditoria, competirá ao Comitê assessorar o Comitê de Auditoria, a Diretoria Executiva e os responsáveis pelas Funções de Controles Internos, Riscos e Conformidade, nos termos de seu regimento interno.

Comitê Financeiro

Comitê de caráter não deliberativo, tem por finalidade analisar as operações financeiras, recomendar ações de melhoria de gestão financeira e acompanhar a implementação dessas medidas, reportando os resultados ao Conselho de Administração na periodicidade definida por este colegiado. O comitê responde e reporta suas atividades ao Conselho de Administração, por intermédio do Coordenador do Comitê.

Comitê de Tecnologia e Inovação

Sem prejuízo de outras competências que lhe sejam conferidas pelo Conselho de Administração em ata específica, competirá ao Comitê de Tecnologia e Inovação assessorar o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva.

Comitê de Auditoria

A Companhia conta com um Comitê de Auditoria não Estatutário, vinculado ao Conselho de Administração. O Comitê de Auditoria tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração quanto a supervisão da qualidade e integridade dos relatórios financeiros, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias, a adequação dos processos relativos à gestão de riscos e as atividades dos auditores independentes, sendo regido por seu Regimento Interno, por decisões do Conselho de Administração e pela legislação aplicável. O comitê responde e reporta suas atividades ao Conselho de Administração, por intermédio do Coordenador do Comitê.

Diretoria Executiva

Os diretores eleitos pelo Conselho de Administração, se reúnem semanalmente e compõem a Diretoria da JSL, cuja principal atribuição é administrar e operar os negócios por meio de ações práticas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Assembleia Geral ou Conselho de Administração da Companhia. Dessa forma, são consideradas as definições do planejamento estratégico, como os resultados financeiros sob a responsabilidade dos administradores, os resultados financeiros globais, bem como os indicadores operacionais.

Portanto, a Diretoria representa a gestão geral dos negócios, priorizando seu desempenho operacional, econômico, social e ambiental. Os diretores podem realizar todas as operações e colocar em prática todos os atos necessários à execução dos objetivos de seu cargo, observando as disposições do Estatuto Social quanto à forma de representação, à alçada para a prática de determinados atos e à orientação geral dos negócios estabelecida pelo Conselho de Administração. Eles são responsáveis por traçar e monitorar estratégias e metas, como reflexo das deliberações do Conselho de Administração, além de deliberar sobre a aplicação de recursos ao transigir, renunciar, ceder direitos, confessar dívidas, fazer acordos ou firmar compromissos.

Diretores Cargo Data da última eleição Prazo do mandato
Ramon Peres Martinez Garcia de Alcaraz Diretor Presidente 15/03/2021 2 anos
Ramon Peres Martinez Garcia de Alcaraz, é formado em engenharia civil com ênfase em transportes pela FEI, com especialização em logística pela FGV, possui vasta experiência executiva e profundo conhecimento do setor, com 35 anos no ramo de transportes e logística, tendo trabalhado em várias empresas do segmento e criando umas das maiores empresas de distribuição urbana do Brasil.
Guilherme de Andrade Fonseca Sampaio Diretor Administrativo Financeiro e Diretor de Relações com Investidores 19/08/2020 2 anos
Guilherme de Andrade Fonseca Sampaio, é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências da Administração de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (FCAP²UPE). Iniciou sua carreira em 2004 em uma câmara de comércio internacional e de 2007 a 2019 trabalhou na Ernst & Young (EY) em transações corporativas com o foco principal na assessoria na preparação de empresas para acesso ao Mercado de Capitais. Durante o período na EY, teve experiência em finanças corporativas, avaliação de empresas, tecnologia, controles internos e governança corporativa e coordenou os Centros de expertise em IPOs e o setor de Private Equity e Venture Capital da EY no Brasil. Foi admitido na Companhia em 11 de setembro de 2019 como Gerente Geral de Planejamento Estratégico e M&A.
Antônio da Silva Barreto Júnior Diretor 19/08/2020 2 anos
Antônio da Silva Barreto Júnior, é graduado em Administração de Empresas pela Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Iniciou sua carreira no mercado financeiro em 2006, trabalhando em uma boutique de investimentos em operações de M&A e Private Equity. Em 2009, trabalhando em um Fundo de Private Equity Americano, assumiu a posição em empresa investidor no setor de Energia Renovável (Etanol e Biodiesel) como Gerente de Novos Negócios. De 2010 a 2018 trabalhou no grupo J&F investimentos em diversas funções, onde terminou como Diretor de M&A. Foi admitido na Companhia em 5 de agosto de 2019.
Eduardo Pereira Diretor 19/08/2020 2 anos
Eduardo Pereira, é graduado em administração de empresas. Possui experiência de 14 anos na Unidas Rent a Car (setor de locação de veículos), sendo 7 anos na gerência e direção na área comercial em nível nacional, e de 7 anos na Cia. Santo Amaro Ford (concessionária de veículos), anos como Gerente de Filial. O Sr. Eduardo Pereira foi admitido na Companhia em 2004.
Samir Moises Gilio Ferreira Diretor 19/08/2020 2 anos
Samir Moises Gilio Ferreira, é graduado em ciências contábeis e pós-graduado em finanças corporativas. Atuou por 11 anos na Deloitte Touche Tohmatsu e, nos últimos 6 anos, foi diretor de controladoria da International Meal Company. Iniciou seus trabalhos na Companhia como diretor de controladoria em março de 2017.
Conselho Fiscal

 

Membros Cargo Data da última eleição Término do mandato
Daniel Vinicius Alberini Schrickte Membro Efetivo do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2023
O Sr. Daniel Vinicius Alberini Schrickte é economista pela FAE Business School com MBA em Finanças ênfase em investimentos pela FGV/SP, sócio fundador e gestor dos fundos da CTM Investimentos, foi conselheiro de diversas companhias de capital aberto e atualmente pertence ao conselho de administração da Kepler Webber e do conselho fiscal da Energisa Mato Grosso.
Pedro Henrique Cardozo Ferroni Membro Suplente do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2023
Termino do Mandato: AGO de 2022
O Sr. Pedro Henrique Cardozo Ferroni é Engenheiro Agrônomo pela Faculdade Estadual do Norte do Paraná-Falm com MBA em Gestao do Agronegócio pela FGV/SP, Pós graduado em Mercado de Capitais pela Fae Business School, sócio fundador e da CTM Investimentos, Consultor e Gestor CVM.
Luciano Douglas Colauto Membro Efetivo do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2023
O Sr. Luciano Douglas Colauto graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é sócio da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. (empresa de consultoria), empresa na qual ingressou em dezembro de 1991. Atuou como membro efetivo do Conselho Fiscal da Nordeste Química S.A. – NORQUISA (holding de empresas do setor petroquímico) entre abril de 2003 e agosto de 2004 e é membro do Conselho Fiscal da Tecnisa S.A. (empresa do setor de incorporação imobiliária) desde abril de 2008.
Luciano Almeida Prado Neto Membro Suplente do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2023
O Sr. Luciano Almeida Prado Neto Luciano de Almeida Prado Neto é graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV), em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e graduando em Ciências Contábeis pela Trevisan – conclusão prevista para junho de 2021. Atualmente é sócio da àrea fiscal de Salles, Franco de Campos, Bruschini Advogados, tendo antes atuado em escritório próprio e no PinheiroNeto advogados. Membro efetivo do Conselho Fiscal da CYRELA S.A. desde 2019.
Márcio Álvaro Moreira Caruso Membro Efetivo do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2023
O Sr. Márcio Álvaro Moreira Caruso é graduado e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (EAESP-FGV). Atuou como consultor na Arthur Andersen (empresa de auditoria), de outubro de 1987 a abril de 1991, e atualmente é sócio da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. (empresa de consultoria), empresa na qual ingressou em 1992 até o momento.
Marcos Sampaio de Almeida Prado Membro Suplente do Conselho Fiscal 27/04/2022 Até AGO de 2023
O Sr. Marcos Sampaio de Almeida Prado é graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua por trinta e cinco anos na prestação de consultoria societária, fiscal e financeira de empresas de médio e grande porte. Nos últimos 15 anos vem atuando como sócio-diretor da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. (empresa de consultoria).