Comitês

A fim de prestar assessoramento ao Conselho de Administração em matérias específicas e, assim, garantir decisões mais perenes e responsáveis ao grupo, os comitês atuam submetidos de forma direta à alta liderança, com caráter consultivo. São eles:

Comitê Financeiro e de Suprimentos

apoia o conselho em análises e tomadas de decisão ligadas a compras e aspectos financeiros, por meio de pareceres e recomendações. É composto de um diretor executivo e dois membros do conselho, um deles independente.

Comitê de Ética e Conformidade

com criação formalmente aprovada pelo Conselho de Administração da JSL S.A., órgão ao qual se reporta, o grupo é corporativo e atua de forma compartilhada para todas as controladas da JSL S.A., contando com um membro externo, garantindo a imparcialidade do Comitê. Suas deliberações são reportadas para o Conselho de Administração da Companhia. O objetivo do grupo é assessorar o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva no cumprimento, disseminação e atualização do Código de Conduta e normas internas da Companhia; na análise e aplicação de medidas disciplinares; e na recomendação e no acompanhamento de ações preventivas para os casos de violação à legislação nacional aplicável aos negócios e às normas internas da Companhia, entre outros. Também cabe ao comitê acompanhar e monitorar os indicadores do Programa de Conformidade, avaliar a eficiência e eficácia desse programa, analisar e validar sugestões de alteração das Políticas Anticorrupção e do Código de Conduta da Companhia e analisar e validar pedidos de doações e patrocínios a órgãos da administração pública.

Comitê de Sustentabilidade

de caráter corporativo, este órgão se vincula diretamente ao Conselho de Administração e contém regimento interno, no qual se destaca o apoio prestado à alta liderança no cumprimento de obrigações legais e no desenvolvimento de planos de investimentos e projetos em aspectos financeiros e não financeiros. O grupo se reúne mensalmente e é composto de 3 a 5 profissionais, sendo liderado por um conselheiro e um membro independente, além de executivos de nossas próprias áreas e unidades.

Comitê de Controles Internos e Riscos

estruturado em 2018, contou com duas reuniões específicas durante o ano de 2019 e aprofunda discussões sobre gestão de riscos com a alta liderança da companhia. Fazem parte do grupo os Diretores Financeiros das empresas do Grupo e os representantes da área de Controles Internos, Riscos e Conformidade.