Comitês

Comitê Financeiro e de Suprimentos

Com a atribuição de apoiar o Conselho de Administração em suas análises e decisões sobre finanças e compras, esse órgão não possui competência deliberativa. É composto por um Diretor Executivo e dois membros do Conselho de Administração, sendo um independente, com o papel de coordenador.

Comitê de Ética e Conformidade

Seu objetivo é assessorar o Conselho de Administração e a Diretoria Executiva no cumprimento, disseminação e atualização do Código de Conduta e das normas internas da Companhia. Também é responsável por analisar, aplicar as medidas disciplinares, recomendar e acompanhar as ações preventivas para os casos de violação à legislação nacional, especialmente no que se refere ao cumprimento da Lei Anticorrupção e demais leis que proíbem práticas de suborno, fraude, oferecimento ou recebimento de vantagem indevida. Para cumprir com esta tarefa, o comitê avalia a eficiência e a eficácia dos requisitos legais do Programa de Integridade, com o objetivo de enraizar a cultura de conformidade, promovendo a mitigação e a prevenção de riscos e prejuízos aos negócios.

O Comitê se reúne mensalmente e responde ao Conselho de Administração.

Diretoria de GRCA – Gerenciamento de Riscos, Compliance e Auditoria Interna

Seguindo as melhores práticas de Governança Corporativa, foi criada em 2016 a Diretoria de GRCA, reportando-se de forma independente aos Conselhos de Administração (da JSL e da Movida), com as seguintes atribuições: implementar processo de gerenciamento de riscos, assegurar a continuidade e efetividade do programa de conformidade, apurar todos os relatos do canal de denúncias, coordenar programa de treinamento dos temas relacionados a todos os colaboradores, elaborar e implementar programa de auditoria interna e garantir a continuidade do programa anticorrupção.

Comitê de Sustentabilidade

O Comitê de Sustentabilidade é órgão de assessoramento vinculado diretamente ao Conselho de Administração da JSL S/A, submetido à legislação e à regulamentação aplicáveis a este Regimento Interno, o qual disciplina o seu funcionamento. O Comitê tem por objetivo assessorar o Conselho de Administração no cumprimento das suas atribuições legais com relação à sustentabilidade dos negócios da Companhia e de suas controladas. O Comitê reportar-se-á ao Conselho de Administração, atuando com independência em relação à Diretoria da Companhia.

As decisões tomadas pelo Comitê, bem como as políticas e medidas propostas, consistem em recomendações a serem encaminhadas ao Conselho de Administração. O Comitê não constitui órgão deliberativo da Companhia e as recomendações por ele proferidas não vinculam o Conselho de Administração ou a Companhia ou suas controladas.

O Comitê é composto por 3 membros, no mínimo, ou 5 membros, no máximo, eleitos e destituídos pelo Conselho de Administração, selecionados entre: membros efetivos do Conselho de Administração; diretores e outros executivos da Companhia; e profissionais externos da área de gestão socioambiental e comunicação, com notórios conhecimentos sobre as atividades que integram o escopo do Comitê. O Comitê se reúne ordinariamente a cada mês, ou, extraordinariamente, sempre que convocado pelo seu Coordenador ou pelo Presidente do Conselho de Administração.

Clique aqui para acessar o Regimento do Comitê de Sustentabilidade

Comitê de Auditoria

O Comitê de Auditoria foi constituído em 2019, observando as melhores práticas de Governança  Corporativa, sendo órgão de assessoramento vinculado ao Conselho de Administração, a quem se reporta, atuando com independência em relação à Diretoria e tem como objetivo supervisionar a qualidade e integridade dos relatórios financeiros, a aderência às normas legais, estatutárias e regulatórias, a adequação dos processos relativos à gestão de riscos e as atividades da auditoria interna e dos auditores independentes.

O Comitê é composto por 3 membros indicados pelo Conselho de Administração, sendo ao menos 1 membro independente conforme definido pelo Regulamento do Novo Mercado e ao menos 1 membro com reconhecida experiência em assuntos de contabilidade societária. Reúne-se ordinariamente, no mínimo, a cada 3 meses ou sempre que convocado pelo Coordenador ou por solicitação de qualquer membro do Comitê de Auditoria.

Clique aqui para acessar o Regimento do Comitê de Auditoria