Responsabilidade Socioambiental

 

A JSL tem como valor crescer com sustentabilidade zelando pelos recursos próprios e de seus públicos de relacionamento incluindo credores, investidores e a sociedade em geral. As dimensões Econômica, Ambiental, Social e de Governança (EASG) estão enraizadas na cultura da companhia e de suas controladas:

  • Econômica: A companhia valoriza resultados financeiros sustentáveis no médio e longo prazo, baseados em relações comerciais justas e em serviços que realmente agreguem valor aos clientes. Prezamos pela diversificação de negócios, segmentos e clientes e nosso modelo de gestão consiste na independência e autonomia das empresas e estabelecimento de metas e objetivos claros.
  • Ambiental: Implantamos políticas e ações voltadas para eficiência no uso de todos recursos naturais. Atuamos em sintonia com a Política Nacional de Resíduos Sólidos e atendemos aos requisitos da norma NBR 12.235, que regulamenta o armazenamento de resíduos sólidos perigosos. A gestão de resíduos está incorporada na rotina que abrange diversas medidas como o descarte correto de resíduos de borracha e óleos, o programa de reciclagem de pneus e a conscientização contínua de nossos colaboradores sobre consumo consciente. Implantamos sistemas de reuso e melhoria de eficiência de recursos hídricos e encaminhamos 100% do óleo lubrificante para o processo de rerrefino, evitando seu descarte no meio ambiente.
  • Social: Desde sua fundação há mais de 64 anos, o Grupo procura gerar impacto positivo contribuindo para o desenvolvimento das comunidades nas quais estamos inseridos por meio de programas sociais que tenham sinergia com o negócio. O Instituto Julio Simões foi criado em 2006 para centralizar e potencializar as ações e investimentos na área social realizados pelo pelo fundador e sua esposa desde sua origem. Além disso, o Grupo vem desenvolvendo diversas iniciativas relevantes como o Programa de Respeito à Diversidade e a parceria com o Movimento Mulher 360 com o objetivo de promover um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, garantindo equidade de oportunidades e cultura do respeito, o Programa Ligado em Você voltado para o bem-estar de colaboradores e caminhoneiros agregados, a participação ativa no Programa Na Mão Certa da Childhood Brasil que busca o enfrentamento da exploração sexual infantil, o Programa de Olho na Segurança visando garantir um ambiente saudável e seguro aos colaboradores, terceiros e clientes, o Programa de Gestão de Fornecedores visando avaliar práticas adotadas antes e depois das contratações realizadas, as ações com foco no desenvolvimento profissional e pessoal dos motoristas profissionais, dentre outras iniciativas.
  • Governança: Nossa estrutura de Governança Corporativa é composta pelo Conselho de Administração, e oito órgãos que reportam diretamente a ele: Comitê Financeiro, Comitê de Auditoria, Comitê de Ética e Conformidade, Comitê de Sustentabilidade, Auditoria Interna, Diretoria Executiva, e Diretoria de Controles Internos, Riscos e Compliance, com participação diferenciada de membros independentes que representa 40% do Conselho de Administração e 100% do Comitê de Auditoria. Os conselheiros são escolhidos tendo como base a busca pela complementariedade de conhecimento e de experiências, sendo crucial um histórico que demonstre sua capacidade de contribuir com o nosso desenvolvimento seja por meio do cuidado com nossa gente, do relacionamento com nossos clientes e acionistas, bem como a gestão adequada de nossos recursos, dentre outros fatores. Somos signatários do Pacto Empresarial pela Integridade e Contra a Corrupção do Instituto Ethos, nossas empresas possuem um sólido Programa de Conformidade com base na Lei Empresa Limpa e melhores práticas propostas pela Controladoria Geral da União (CGU), Código de Conduta com princípios que norteiam nossas relações com as diversas partes, Canal de Denúncia com garantia de anonimato e apuração de casos e Política Anticorrupção abrangente.

Destacamos ainda nossa adesão ao Pacto Global da ONU, desde 2014, que reforça nosso compromisso com as dimensões ASG e nos orienta no direcionamento de esforços para contribuirmos com o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Em 2020, o Grupo divulgou um amplo Relatório Integrado elaborado com base nas diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI) e do IIRC (International Integrated Reporting Council).

Comitê de Sustentabilidade

A Sustentabilidade é aplicada e monitorada pelos Comitês de Sustentabilidade vinculados diretamente aos respectivos Conselhos de Administração. A Política de Sustentabilidade prevê a implantação de projetos de impacto positivo nas esferas social, ambiental e de governança. 

 

Para acessar a Apresentação ESG clique aqui