Principais Linhas de Negócios

Logística

A partir de um modelo de negócio que prioriza o entendimento das necessidades dos clientes para atendê-los de forma customizada e única, a JSL Logística oferece soluções práticas e específicas, com base na inovação e melhoria contínua de nossos processos, o que reflete no aumento da produtividade de diversos setores da economia como Papel e Celulose, Automotivo, Alimentício, Siderurgia e Mineração, Bens de Capital, Bens de Consumo, Energia Elétrica, Público, Químico, Serviços, dentre outros.

Nosso negócio foi construído com base em seis pilares:

Transporte Rodoviário de Cargas e Logística Dedicada de Cargas Rodoviárias: transporte ponto a ponto; 95% subcontratado com agregados e terceiros; soluções integradas e flexíveis para cada cliente.

Logística de Commodities: vínculo com o setor exportador; serviços com alto valor agregado.

Distribuição Urbana: abastecimento diário dos PDV; gestão e retorno das embalagens.

Logística Interna: faz parte do processo produtivo do cliente; soluções customizadas para cada operação; alto índice de fidelização e venda cruzada.

Serviços de Armazenagem: gestão dos estoques; recepção, armazenagem, separação, expedição de mercadorias.

Fretamento: Transporte de Pessoas para Empresas: serviço direcionado a empresas e industrias; locação de veículos com motorista; transporte dedicado de funcionários da Industria.

Para desenvolver relacionamentos de longo prazo, priorizamos a integração das operações e atendimento às singularidades de cada cliente. Hoje, nosso maior cliente responde por 11% da receita de serviços e o maior setor contribui com 18% dessa receita, o que possibilita minimizar os riscos e ampliar oportunidades de crescimento. Com serviços diversificados, identificamos diversas oportunidades de cross-selling, que contribui para o crescimento orgânico da Companhia.

Respeitando as premissas operacionais dos contratos firmados, nosso modelo de negócios salienta a importância da construção de projetos customizados e exclusivos. Cada contrato possui um ciclo que envolve a precificação dos projetos e a compra financiada de ativos específicos. No primeiro item, realizamos a inserção dos recursos necessários para a execução da operação, levando em consideração a estrutura física, equipe de colaboradores e ativos. Já no segundo item, realizamos a prestação de serviços com a geração de fluxo de caixa. Ao fim do prazo contratual, que varia de 2 a 10 anos, o ativo utilizado é comercializado por lojas da Vamos Seminovos , de acordo com o valor residual estimado dos ativos.

Em 2017 lançamos o JSL Labs, um projeto de inovação e conexão da Companhia com startups. O principal objetivo é buscar soluções que tenham sinergia com os processos da JSL e que apresentem crescimento consistente dentro do mercado de logística. Foram mais de 160 empresas inscritas, das quais 21 foram escolhidas e avaliadas pelas áreas Comercial, TI, RH, Financeiro, Marketing e Operações. Quatro empresas chegaram à etapa de realização de projetos-piloto remunerados, com duração de até 5 meses, em diversas áreas da Companhia, como Financeiro, Gestão de Gente, Tesouraria, Suprimentos e Operações Logísticas. Duas delas estão atualmente trabalhando conosco.

CS Brasil

A CS Brasil foi criada em 2009 e atua com serviços prestados a órgãos públicos e empresas de capital público e misto, com o objetivo de especializar e otimizar os serviços nesse segmento. Integrante do Grupo JSL desde sua idealização, a CS Brasil conta com experiência e conhecimento de mercado de mais de 60 anos e está preparada para operar em diversos segmentos de atuação, com os serviços de Transporte Público Municipal, Limpeza Urbana, Gestão de Terceirização de Frotas, Seminovos e Concessões e Infraestrutura.

Vamos

Líder em locação de caminhões, máquinas e equipamentos no Brasil, a Vamos foi criada em 2015 com o objetivo de centralizar todas as atividades de locação de longo prazo e comercialização de caminhões, máquinas e equipamentos (sem operador/motorista) da JSL, que já operava nesse segmento há mais de 20 anos.

Além da locação, a empresa oferece contratos de manutenção que garantem maior eficiência operacional e disponibilidade de frota para o cliente. Ao final do ciclo contratual, a Vamos comercializa os ativos através da rede de concessionárias de caminhões e ônibus da Volkswagen/MAN, que possui 14 lojas, e também por meio da rede de 15 lojas Valtra de máquinas e equipamentos agrícolas e 11 lojas de seminovos.

Mais de 80% da receita da Vamos é proveniente de contratos com prazos iguais ou superiores a 5 anos, período necessário ao negócio do cliente, o que garante alto grau de previsibilidade do fluxo de caixa para a empresa. Atualmente, diante do cenário em que as empresas estão buscando cada vez mais alternativas para redução de CAPEX e aumento de eficiência operacional, a Vamos tem grande potencial de crescimento, ao apresentar solução de aluguel, manutenção e venda de ativos.

Nosso amplo portfólio de produtos e serviços foi desenvolvido para oferecer as melhores soluções para nossos clientes. Temos mais de 10.000 ativos locados, 14 lojas de venda de caminhões e ônibus, 15 lojas de venda de máquinas e 11 lojas de venda de veículos pesados seminovos.

Movida – Aluguel de carros

Consolidando as atividades de aluguel de veículos (RAC) e Gestão e Terceirização de Frotas de veículos leves (GTF) e a venda de seminovos (Seminovos Movida), a Movida está sempre conectada com a inovação, tecnologia, agilidade e sustentabilidade. Trabalha de acordo com a cultura de estar à serviço do cliente, estreitando os laços e os relacionamentos e inova com soluções voltadas à mobilidade urbana.

Em dezembro de 2018, a Movida contava com uma frota total de 92.875 veículos, sendo 63.177 em aluguel de veículos RAC e 29.698 em GTF. A Companhia também possuía 64 lojas próprias da Movida Seminovos, por meio das quais são vendidos os veículos com baixa quilometragem e poucos anos de uso.

Com os investimentos substanciais para seu desenvolvimento desde a aquisição há cinco anos, a Movida ocupou uma posição de destaque e se consolidou como a segunda maior empresa do setor de RAC no Brasil.

Desenvolvemos diversas ações para promover a excelência no nível de serviços, disponibilizar inovações para os nossos clientes e investir em mobilidade urbana, oferecendo soluções diversas e sustentáveis que vão além da locação de veículos.

O Movida Labs é um projeto inovador, implementado desde 2017, que seleciona empresas startups, com propostas ousadas para co-criar e transformar oportunidades em soluções inovadoras de mobilidade. Todas as empresas são avaliadas pelas áreas Comercial, TI, RH, Financeiro, Marketing e Operações. É o caso da Lady Driver, a primeira empresa do Brasil a oferecer serviço de transporte privado apenas com motoristas mulheres, além da Flapper, o primeiro marketplace de aviação privada no Brasil. O projeto também selecionou, por exemplo, a Bunee.io, uma plataforma proativa, mais rápida e inteligente, para recrutamento de programadores. A Movida vai trabalhar também em parceria com a Trackage, que oferece soluções de monitoramento inteligente em tempo real; a Easy Crédito, uma plataforma on-line que auxilia seus clientes no acesso ao crédito e outros produtos financeiros; a QueroQuitar, na qual é possível localizar, negociar e quitar dívidas pela internet; e a Sambatech, que oferece soluções para vídeos on-line.

Além disso, em 2018, criamos um projeto com a organização social Gerando Falcões que apoia jovens de comunidades carentes a entrarem no mercado de trabalho.

Estamos trabalhando para buscar a certificação da Movida como Empresa B. A ideia é utilizar a lógica do mercado para solucionar problemas sociais e ambientais. O sucesso para empresas certificadas pelo Selo Sistema B é medido através do bem-estar das pessoas na sociedade e da natureza. O Sistema B é uma fundação sem fins lucrativos, cujos resultados e operações são de interesse público. Certifica-se a partir da identificação de melhoria do impacto não só econômico, mas também social e ambiental das empresas que carregam o seu selo.

Aluguel de carros
Dentre as nossas atividades está a locação de veículos leves, com as opções diário, mensal e anual para pessoas físicas e jurídicas, proporcionando agilidade e muitas facilidades tecnológicas para os clientes. Encerramos o ano de 2018 com 186 lojas nas principais cidades e aeroportos do Brasil.

Na operação de aluguel de veículos leves priorizamos a valorização da prestação de serviços e oferecemos diferenciais a todos os clientes. Por exemplo: diária de 27 horas, atendimento personalizado para empresas, frota nova e diversificada, locação Carbon Free (que neutraliza a emissão de carbono da locação por meio do plantio de árvores), frota equipada com CD player ou entrada USB em todas as categorias, Conexão 4G e Movida WiFi, GPS, devolução expressa por meio de tablets, estação de Rádio Movida, diárias com proteções incluídas, assistência 24 horas, quilometragem livre, locação jovem para aqueles com mais de 19 anos, o programa de fidelidade Movida Move Você, Movida Connect, Movida Trikke com aluguel de triciclos elétricos e também a locação mensal de bicicletas elétricas. Para aprimorar a reserva de veículos, disponibilizamos um sistema especializado de atendimento ao cliente, com site, aplicativo para celular para todas as plataformas, redes sociais e atendimento telefônico.

Oferecemos também, por meio da Movida Premium, a locação corporativa de veículos de diversas marcas, como Audi, Jaguar, BMW, Mini, Land Rover e Porsche.

Fomos a primeira locadora de carros no Brasil a lançar o pré-pagamento para os clientes no portal de reservas, trazendo mais comodidade e conveniência, além de melhorar a previsibilidade de nossa operação.

Em 2018, fomentando ainda mais nosso perfil inovador, tivemos a fase II do Movida Mensal Flex, o aluguel mensal de veículos.

Em linha com o pioneirismo da Movida em relação à mobilidade urbana, lançamos no Rio de Janeiro o Movida Trikke que disponibiliza triciclos elétricos na orla para locação e, em São Paulo, o aluguel de bicicletas elétricas a partir de uma aliança estratégica com a E-Moving, a maior startup de locação de bicicletas elétricas do país. Tais iniciativas fazem parte da nova plataforma de mobilidade, a I-Move, que converge novos modais e integra a experiência do cliente Movida em um único ecossistema de mobilidade urbana.

Gestão e Terceirização de Frotas (GTF)
Nesta operação, o objetivo é a locação de veículos com contratos de longo prazo, em média acima de 12 meses, com clientes corporativos. Engloba o estudo de dimensionamento de frota de veículos, contemplando a aquisição e locação e também a manutenção e substituição de veículos avariados. Para a gestão dessas atividades, disponibilizamos suporte de documentação e relatórios gerenciais on-line que proporcionam transparência e agilidade.

Entregamos para nossos clientes um serviço personalizado com tecnologia avançada e apoio da rede própria, que inclui diversas modalidades contratuais, entre elas: serviços agregados como manutenção corretiva e preventiva, seguro, substituição de pneu, veículos substitutos para período de manutenção, opção de compra do veículo ao final do contrato e muitas possibilidades de marcas e modelos de veículos.

Em 2018, mantivemos nossa estratégia de crescimento seletivo e temos hoje uma operação com perfil selecionado, influenciado também pela marca Movida Premium, que é consolidada nesta unidade.

Original Concessionárias de Veículos

Independente e altamente complementar às atividades do negócio, esta operação amplia a capilaridade na distribuição de ativos leves. Com a garantia de melhor valor residual no momento da venda, contribui diretamente para a estratégia da Companhia, ao identificar o melhor momento para venda do usado e compra do novo. Até o final de 2018 havia 15 lojas de concessionárias das marcas Volkswagen, Fiat e Ford, responsáveis pela comercialização de veículos leves, novos e usados.

BBC Leasing

A operação foi criada para oferecer alternativas financeiras e facilitar o acesso a caminhões, ônibus, automóveis, máquinas e equipamentos. Alinhada e integrada ao modelo de negócio da JSL, a Leasing aproveita as oportunidades ligadas à cadeia de atividades desenvolvidas, como a venda de ativos da Logística ou das Concessionárias, para a oferta de leasing financeiro e/ou operacional, com a intenção de adquirir veículos e equipamentos, bem como atuar como instituição de pagamento eletrônico de frete.

Composição da Frota Operacional da Companhia1