Estratégias e Diferenciais Competitivos

Estratégia

Ancorada em seus diferenciais competitivos e em uma posição que abrange liderança em serviços logísticos e crescente importância nos segmentos de locação de veículos leves e pesados, a JSL olha para o futuro com atenção às oportunidades de crescimento das empresas do grupo.

Sob responsabilidade direta do Conselho de Administração, nosso planejamento estratégico é executado pela liderança executiva, que conta com uma diretoria específica para o assunto e indicadores-chave de performance voltados a aspectos como eficiência operacional, nível de serviço, equilíbrio econômico-financeiro das empresas controladas, ampliação de participação de mercado, investimentos em projetos de capital e solidez da estrutura de capital do grupo.

Nosso valor reside na soma de resultados operacionais consistentes, que é maximizado por uma cultura forte voltada para o trabalho, pessoas, serviços e know-how na gestão de ativos. Essa estrutura nos permite alocar recursos de forma transparente, maximizando oportunidades em mercados específicos, crescer em setores pouco explorados e financiar ativos a custos e prazos mais atrativos. Em linha com os projetos em execução nos últimos anos, a estratégia de negócio da JSL abrange os seguintes eixos:

 Ampliar a gama de serviços nos clientes ativos – Potencializar oportunidades de cross-selling, ampliando a prestação de serviços com soluções inovadoras customizadas

• Busca de sinergias entre os negócios – Grandes empresas fazem parte da nossa estrutura, que proporciona novas oportunidades de entrada em negócios complementares.

• Expansão e diversificação da carteira de clientes – Oferecer soluções inovadoras de serviços logísticos, tanto para novas empresas quanto para setores ainda pouco explorados.

• Customização de serviços – Estar a serviço do cliente, com foco na maior produtividade e na otimização de processos.

• Introdução de novos serviços no portfólio atual – Desenvolver novos projetos que integrem o portfólio existente, aumentando a integração logística.

• Diversificação setorial – Ampliar a oportunidade de crescimento sustentável e mitigar possíveis riscos, mas sem gerar dependência de qualquer setor específico.

Aceleração do crescimento por meio de aquisições estratégicas – Ampliar a participação em segmentos e regiões geográficas estratégicas, com novas possibilidades de cross-selling, adicionalmente ao crescimento orgânico.

• Aumento do valor agregado dos serviços – Maximizar o retorno sobre o capital investido ao adicionar novos serviços com o mesmo nível de ativos, ou mesmo com pouca necessidade de investimento para reposição de ativos para expansão da operação, o que aumenta o valor agregado do contrato com potencial de gerar mais receita.

Diferenciais Competitivos

Aspectos que destacam a JSL e reforçam o potencial de crescimento do negócio em médio e longo prazos:

Liderança e forte  histórico de crescimento:  Somos líderes ou atuamos em posição de destaque nos segmentos em que estamos presentes – e pretendemos crescer mais em áreas com oportunidades claras de ganho de participação de mercado.

Gente com expertise em customização: A atenção ao desenvolvimento e formação dos profissionais resulta em times preparados e engajados para desenvolver e implantar produtos e serviços adequados à realidade de cada cliente.

Diversificação de negócios, serviços e de clientes: Atuamos Atuamos em diferentes negócios, que oferecem amplo portfólio de serviços em mais de 16 setores econômicos. Dessa forma, temos a possibilidade de ganho de escala, fidelização, ampliação de contratos e cross-selling.

Competência operacional: Somos reconhecidos pelo nível de serviço aliado à geração de benefícios para os clientes, com mais produtividade em sua cadeia logística e benefícios em competitividade.

• Oportunidade de consolidação: A necessidade de investimentos torna o Brasil promissor em infraestrutura e logística, ao passo que a JSL se posiciona como a maior companhia do setor em meio a um mercado bastante fragmentado.

• Idade média da frota: A alta capilaridade na distribuição de ativos contribui para a renovação da frota da JSL, mais jovem que a média nacional, reflexo do modelo eficiente de vendas e negociação de ativos e da aliança com grandes grupos.

Reconhecimento  no mercado: A reputação positiva do grupo se baseia nos atributos de inovação, qualidade e segurança, bem como na capacidade de antever e entender as necessidades dos clientes ao longo de mais de seis décadas.