Estratégias e Diferenciais Competitivos

Estratégia

No decorrer de nossas atividades, mantemos o compromisso de estar a serviço de nossos clientes, com foco na maior produtividade e na otimização de processos, integrando os princípios da Companhia com as práticas da sustentabilidade. A estratégia da JSL está baseada em um modelo de negócio equilibrado, fundamentado no “Entender para Atender”, que combina a diversificação de serviços e a penetração em diversos segmentos da economia nacional. Podem ser verificados a seguir os principais pontos da estratégia que geram valor à JSL:

 Ampliar a gama de serviços nos clientes ativos – Potencializar oportunidades de cross-selling, ampliando a prestação de serviços com soluções inovadoras customizadas

• Busca de sinergias entre os negócios – Grandes empresas fazem parte da nossa estrutura, que proporciona novas oportunidades de entrada em negócios complementares.

• Expansão e diversificação da carteira de clientes – Oferecer soluções inovadoras de serviços logísticos, tanto para novas empresas quanto para setores ainda pouco explorados.

• Customização de serviços – Estar a serviço do cliente, com foco na maior produtividade e na otimização de processos.

• Introdução de novos serviços no portfólio atual – Desenvolver novos projetos que integrem o portfólio existente, aumentando a integração logística.

• Diversificação setorial – Ampliar a oportunidade de crescimento sustentável e mitigar possíveis riscos, mas sem gerar dependência de qualquer setor específico.

• Aceleração do crescimento por meio de aquisições estratégicas – Complementar ao crescimento orgânico, novas aquisições permitem ampliar a participação em segmentos e regiões geográficas estratégicas, com novas possibilidades de cross-selling.

• Aumento do valor agregado dos serviços – Maximizar o retorno sobre o capital investido ao adicionar novos serviços com o mesmo nível de ativos, ou mesmo com pouca necessidade de investimento para reposição de ativos para expansão da operação, o que aumenta o valor agregado do contrato com potencial de gerar mais receita.

Diferenciais Competitivos

Os nossos diferenciais competitivos enfatizam a excelência na oferta de serviços de forma integrada, flexível e customizada, priorizam as necessidades dos clientes, valorizando o diálogo e o relacionamento de longo prazo com nossos públicos de interesse. Entre eles, destacam-se:

• Liderança e forte histórico de crescimento – A JSL é líder em seu segmento em termos de receita líquida1 , com CAGR 2010 a 2017 de 8%, primordialmente orgânico.

• Colaboradores com expertise para desenvolver e colocar em prática soluções customizadas – Forte atenção à capacitação de nossos profissionais, a fim prepará-los para entender as necessidades do cliente e atender com soluções customizadas.

• Diversidade de serviços e de clientes – Gera oportunidades de cross-selling, ganhos de escala, fidelização, atuação em diferentes setores, o que contribui para a mitigação de riscos, e melhor negociação com fornecedores.

• Competência operacional – Estamos comprometidos com a capacitação do capital humano, a segurança do trabalho e o desenvolvimento das premissas operacionais de cada projeto. Em nossas operações, sempre consideramos:

– Beneficiar o cliente, com ganhos de produtividade em sua cadeia logística;
– Alta qualidade dos serviços;
– Gestão de ativos, que envolve a renovação da frota e o baixo custo de manutenção;
– Máximo retorno, com ganhos de escala;
– Estreitar o relacionamento entre as partes envolvidas.

• Exposição ao crescimento do mercado interno e oportunidades no mercado externo – O Brasil é um país promissor, que demanda investimentos em infraestrutura e logística, precisando contar com empresas que tenham a capacidade de absorver tais investimentos. Além disso, é crescente a necessidade das empresas de ampliarem sua competitividade, com melhor gerenciamento de custos, e a terceirização logística é uma alternativa interessante e eficiente que permite manter o foco em seus core business. No âmbito do mercado externo, a oferta de serviços logísticos é estratégica para a internacionalização dos clientes.

• Reconhecimento no mercado – Somos reconhecidos no mercado pelo nosso histórico de inovação, caracterizado pela qualidade e segurança dos serviços prestados, pela capacidade de antever e analisar os desafios logísticos e de apresentar soluções flexíveis e customizadas.

• Vendas de ativos pelas lojas de Seminovos, Concessionárias de Veículos e aliança com grandes grupos – Alta capilaridade na distribuição de ativos, que contribuem na renovação da frota.

• Aluguel de veículos leves, diário, mensal e anual – A Movida fortalece o nosso posicionamento no mercado ao ampliar o portfólio de serviços oferecidos, a capilaridade das atividades, e gerar sinergias entre as linhas de negócios.

• Empresa que se desenvolve em mercado de grande competitividade

1Fonte: Revista Transporte Moderno, Novembro de 2015