Sustentabilidade

A dimensão ambiental está diariamente nas discussões das nossas atividades. Reafirmamos continuamente o compromisso com a redução de impactos e proteção ambiental nas nossas operações, temas que influenciam diretamente na tomada de decisões de nosso negócio. Além da busca por oportunidades de otimização dos recursos naturais, realizamos a gestão do consumo de água, materiais e resíduos em nossas unidades.

Em 2016, direcionamos R$ 1,8 milhão para investimentos e despesas em proteção ambiental.

Esse montante foi direcionado para diversas ações realizadas nas filiais, como o cumprimento das condicionantes das licenças ambientais, de modo que possamos atender os requisitos legais, iniciativas de conscientização dos colaboradores sobre a importância de preservação ambiental, para o programa Carbon Free da Movida, adaptações de nossas garagens de acordo com parâmetros sustentáveis, entre outras.

Eficiência energética e Emissões

Em consonância com o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, entendemos que é primordial estimular a eficiência energética na área de transporte. Para isso, promovemos em nossas operações iniciativas que contribuem para minimizar os impactos ambientais, como o uso racional do combustível, a reciclagem de óleo lubrificante e a realização do inventário de emissões.

Em 2016, realizamos diversas ações para buscar a redução do consumo de energia e promover a eficiência energética, como a substituição de lâmpadas comuns por lâmpadas de LED na sede administrativa; utilização de combustível com baixo teor de enxofre que reduz a emissão de fumaça branca e aumenta a vida útil do óleo lubrificante; uso de defletores; treinamento de direção defensiva e condução econômica; utilização de veículos especiais que aumentam a ocupação e consequentemente reduzem a emissão de CO2, como bitrens e outros.

Nosso consumo de eletricidade em 2016 foi de 38.546.170,49 KWh e em 2015, de 22.077.550,00 KWh.

Emissões

Com base no Inventário de Emissões, de acordo com as diretrizes do GHG Protocol, ferramenta utilizada internacionalmente para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa, foi possível realizar o gerenciamento e a melhoria da eficiência de nossas emissões. O total de emissões diretas e indiretas, levando em conta todas as nossas operações, foi de 300.179,0 t CO2eq durante o ano de 2016 (em 2015 o número apresentado foi 310.578,0 t CO2eq).

Vale ressaltar que a maior parte de nossas emissões de GEE tem origem em fontes móveis, e em 2016, assim como no ano anterior, não houve emissão de substâncias destruidoras da camada de ozônio (valores de referência em GWP - Global Warming Potencial).

Considerando nosso diversificado portfólio de serviços, realizamos o monitoramento das emissões de acordo com cada operação, classificadas por ramo de negócios e clientes com suas particularidades. Esse monitoramento nos auxilia no processo de melhoria e intensificação do nosso compromisso em relação à eficiência das emissões.

Visualizando o robusto crescimento da empresa nos próximos anos, trabalhamos fortemente para ampliar a eficiência nesta área e contribuir para a diminuição do aquecimento global e para o desenvolvimento sustentável do setor logístico.

Carbon Free

O programa Carbon Free, que neutraliza as emissões de poluentes através do plantio de árvores, é oferecido aos clientes da Movida desde 2011, o que denota a preocupação da empresa com as mudanças climáticas. Ao optar pelo programa na hora de alugar um veículo, o cliente paga uma taxa adicional ao valor da diária, que será destinada às ações de neutralização. Cada adesão também conta com participação financeira direta da Movida, compartilhando assim a responsabilidade. Em 2016, o programa alcançou a marca de 7.529.305 km rodados, e para a neutralização dessas emissões será necessário o plantio de 7.828 árvores.

Em 2016, as emissões brutas diretas de gases de efeito estufa em toneladas de CO2eq ficaram em 1.389,0, sendo que em 2015 esse número foi de 986,7 t CO2eq. A quantidade de emissões aumentou de 2015 para 2016, devido ao aumento da frota e maior adesão ao produto Carbon Free pelos clientes.

A quantidade de CO2 neutralizada é equivalente à emitida durante a locação do veículo pelo cliente e o plantio de árvores é realizado no território brasileiro em conjunto com a SOS Mata Atlântica. Devido ao fato de captar o CO2, as florestas ajudam a reduzir sua concentração na atmosfera e contribui positivamente para o combate ao aquecimento global e efeito estufa. A aliança consolidou ainda mais nossa responsabilidade com a preservação do meio ambiente.

Água

Estamos atentos para o fato de que uma possível crise hídrica pode restringir nossas operações e gerar maiores gastos em contas de água, ou mesmo problemas operacionais. Portanto, priorizamos o monitoramento do consumo e implantamos estações de tratamento de água e estações de água de reuso em nossas filiais onde o consumo é significativo.

Nas garagens que fazem manutenção dos veículos da empresa, a utilização da água é sempre monitorada. Com isso, é possível identificar oportunidades de otimização do uso e gargalos que possam aumentar o consumo.

Em 2016, consumimos 249.774 m3 de água, e a água de reuso representou 7,82% do consumo nas garagens.

A redução da porcentagem da água de reuso comparada aos anos anteriores está relacionada tanto com a redução da frota de veículos pesados quanto com a necessidade de manutenção dos hidrômetros. Em nossos canais de comunicação divulgamos campanhas de conscientização para os colaboradores e terceiros sobre o uso eficiente da água, visando a redução do consumo.

Materiais e Resíduos

Alinhados à Política Nacional de Resíduos Sólidos, realizamos o monitoramento e o controle do consumo de pneus, óleo lubrificante e diesel, principais insumos com maior potencial poluidor nas nossas operações. Também gerenciamos progressivamente o descarte correto de itens como pneus e óleo lubrificante, de acordo com os procedimentos de Gestão de Resíduos, a fim de reduzir nossos impactos ambientais.

Derramamento de lubrificantes, água de lavagem e armazenamento e destinação final de pneus são assuntos particularmente importantes nas nossas atividades e, por isso, recebem tratamento específico.

Em 2016, foram transportados 98.150 kg de resíduos perigosos, levando em conta os resíduos oriundos das garagens de Poá, Mogi das Cruzes e Centro Logístico Intermodal.

Biodiversidade

A significativa área verde de 32.150 km² localizada no Centro Logístico Intermodal, em Itaquaquecetuba, São Paulo, é um importante espaço de preservação da biodiversidade local. A área possui maior cobertura vegetal do que as demais filiais, pois estas se localizam em centros urbanos ou dentro de espaços privados pertencentes a clientes. Um exemplo disso é a Movida, que não ocupa áreas protegidas ou de alto índice de biodiversidade porque está localizada em meio urbano.

Na região de Itaquaquecetuba também existe uma Área de Preservação Permanente (APP) de 18.117 km², localizada na Bacia de Esgotamento do Ribeirão Perová, localizado na bacia hidrográfica do Alto do Tietê, área com alto índice de biodiversidade totalizando 58.333,69 km².

Além disso, a região conta com áreas rurais e periurbanas com pequenos cursos d’água que drenam para o Rio Tietê. Considerando que a área afetada pelo descarte de efluentes das nossas operações tem 48.578,7 m³, instalamos Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) para tratar o efluente oriundo da manutenção e lavagem dos veículos. Após o tratamento, realizamos análise para verificação do atendimento aos padrões definidos pelos órgãos ambientais.

A área descrita acima possui função paisagística e oferece diversos benefícios para a população: redução da poluição com a oxigenação, diminuição da poluição sonora com a redução de ruídos da cidade, menor temperatura externa com a absorção de raios solares, redução na velocidade dos ventos, sombreamento, abrigo à fauna existente, influência no balanço hídrico e valorização visual e ornamental do espaço urbano.

Última Atualização em 1 de Agosto de 2017

Voltar Topo

Linha do Tempo

Mais acessados
Fechar