Instituto Julio Simões

Para garantir o direcionamento justo de nosso investimento social privado junto às comunidades onde atuamos, criamos o Instituto Julio Simões, que realiza projetos próprios e em conjunto com outras instituições. O que nos move é o objetivo de contribuir para a melhoria de vida nas comunidades, sobretudo as que estão mais próximas e integradas às operações da JSL.

Trabalhando em rede, o Instituto apoia outras organizações com reconhecido desempenho de suas ações. Assim, através da parceria com o Instituto Julio Simões, elas podem aumentar o seu potencial de multiplicação, caminhando para além de onde poderiam chegar sozinhas.

Em 2017 foram direcionados aproximadamente R$ 2 milhões para projetos com base nas leis de incentivo fiscal, sendo que em 2016 havia sido disponibilizado o valor de R$ 1,9 milhão, e em 2015 de R$ 1,6 milhão. O número de pessoas beneficiadas, calculado a partir do número de projetos implementados, foi de 31.752 em 2017, 41.599 em 2016 e 54.309 em 2015.

Ao todo, 57 filiais/lojas do grupo JSL participaram das ações sociais, campanhas e projetos realizados pelo Instituto Julio Simões em 2017, representando 11,10%5 das operações da Companhia. Além dos programas já em andamento, o Instituto também apoia projetos independentes, através de doações fixas para instituições sociais e ONGs, que em 2017 beneficiaram 2.712 pessoas.

Também realizamos doação de transportes para projetos da comunidade local ou de alguma instituição, e em 2017 foram beneficiadas 2.208 pessoas com esta ação.

Julio Cidadão

Realizado desde 2007, o projeto Julio Cidadão estimula o voluntariado e promove a suavização hospitalar por meio de "doutores palhaços". Desenvolvido em parceria com a ONG Canto Cidadão, o projeto treina e acompanha os voluntários que atuam em hospitais e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) de Mogi das Cruzes e região. Em 2017, foram atendidas 2.371 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais.

Gincana Cultural

A Gincana Cultural - Todos juntos com um só objetivo, anteriormente chamada Gincana Social, fomenta a cultura de voluntariado na JSL, possibilitando a todos os colaboradores e familiares a oportunidade de contribuir para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por meio de atividades de arrecadação, doação e ações em ONGs ou espaços públicos. Em 2017, foram inscritas 11 turmas, 1.894 voluntários participantes, 9 instituições sociais beneficiadas e 3 Espaços Públicos (limpeza de praças, fachadas de escola, conscientização de pedestres).

Natal de Emoções

A campanha, iniciada em 2016, une em um só projeto os colaboradores interessados nos projetos sociais do Instituto Julio Simões, além de incentivar o voluntariado e a solidariedade em todas as unidades da JSL. A cada ano, a campanha beneficia crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.

Em 2017, foram doados 10.079 itens de higiene pessoal em asilos (shampoo, escova de dentes, creme dental, fraldas geriátricas e sabonete), 571 idosos foram apadrinhados e presenteados, e houve 17 instituições beneficiadas e 597 voluntários envolvidos.

Carreta Treinamento

Uma sala de cinema itinerante! Este é o projeto Carreta Treinamento, que circula por todo o Brasil oferecendo treinamento, teatro, cultura, música e entretenimento, sempre com foco nos temas: direção defensiva, uso de drogas, abuso e exploração sexual infantil e direito da criança e do adolescente. Ao todo, em 2017, houve participação de 2.870 pessoas em palestras, treinamentos e apresentações.

Você quer? Você pode!

O Centro de Memória e Cultura Julio Simões lançou o projeto em agosto de 2012, e desde então, atende estudantes da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes. Por meio de visitas ao CMC Julio Simões, eles têm a oportunidade de conhecer os episódios mais representativos da história do empresário e fundador da JSL e do Instituto, Sr. Julio Simões, e são estimulados a aprimorarem habilidades e competências que ampliem suas possibilidades de conquistas. Em 2017, houve 4.413 estudantes visitando o espaço.

Centro de Memória e Cultura Julio Simões

Além do projeto "Você quer? Você pode!", o Centro de Memória e Cultura Julio Simões - criado para contar a história de determinação, trabalho, simplicidade e honestidade do fundador Julio Simões -, também recebe visitas de novos colaboradores e clientes, e disponibiliza o auditório para treinamentos, palestras e eventos sociais. Em 2017, foram atendidas 3.200 pessoas.

5 Foram considerados para o cálculo do percentual: 232 filiais JSL + 183 lojas Movida + 58 lojas Movida Seminovos + 12 lojas JSL Seminovos + 28 concessionárias.

Última Atualização em 24 de Agosto de 2018

Voltar Topo

Linha do Tempo

Mais acessados
Fechar