Colaboradores

Gente é um dos pilares que garante o desenvolvimento contínuo de nosso negócio. Por isso, continuamos valorizando as pessoas que contribuem para as conquistas e superação de desafios da empresa. Nossos colaboradores trabalham com afinco e determinação para superar as expectativas dos clientes e não medem esforços para alcançar todos os objetivos e metas.

Para lidar com a tradicional pulverização e fragmentação do setor de logística, apostamos na motivação e desenvolvimento de nossos profissionais oferecendo treinamentos contínuos com base em nossa visão, missão, valores e políticas, de modo que todos compartilhem a cultura organizacional de Entender para Atender. Dessa forma, conseguimos atrair e reter os melhores talentos. Na gestão do nosso quadro de funcionários priorizamos o alinhamento das práticas com os nossos princípios, a partir de políticas, processos e diretrizes específicas.

Nossos colaboradores são peças fundamentais desta grande engrenagem e com eles alcançamos o objetivo de gerar valor agregado para todos os nossos públicos de interesse. A simplicidade é essencial na realização desses objetivos, traduzida na objetividade das ações e na agilidade, especialmente no atendimento às demandas dos clientes.

Para a gestão dos colaboradores, contamos com o Código de Conduta e a Política de Relações Humanas e do Trabalho, que estabelecem os direitos e responsabilidades dos colaboradores. Esses documentos asseguram a liberdade de associação e negociação coletiva, apresentam o posicionamento contrário da Companhia sobre o trabalho infantil, forçado ou qualquer tipo de discriminação, reiterando o nosso compromisso com a Declaração dos Direitos Humanos e com as normas internacionais do trabalho. Além disso, temos o Canal de Denúncia, ferramenta que auxilia na prevenção de potenciais abusos contra esses direitos.

Para a evolução de nossas atividades, procuramos uniformizar as práticas entre nossas operações, permitindo uma gestão mais ágil e integrada, calcada em uma comunicação transparente. Por meio dos canais de comunicação interna, as equipes recebem informações por e-mail, mural, campanha, jornal, JSL TV e intranet, além de reuniões mensais de resultado para alinhamento entre a Alta Administração e os Gerentes das Operações, que compartilham a estratégia organizacional com todas as equipes.

Encerramos o ano de 2016 com 21.949 colaboradores próprios, sendo 3.382 mulheres (15% do quadro) e 18.567 homens (85% do quadro). Em 2015, tínhamos 24.101 colaboradores próprios e a redução se deu, principalmente, devido ao encerramento do Consórcio Unileste.

Aqueles em regime de tempo integral (contrato permanente e temporário) somam 21.082 e aqueles em regime de tempo de meio período (contrato permanente e temporário) somam 867.

A maior parte dos colaboradores enquadra-se na faixa etária de 26 a 34 anos, na região Sudeste, e os cargos ocupados são majoritariamente na categoria funcional operacional.

Colaboradores por contrato de trabalho e gênero
Próprios 2016
Permanente Temporário
Masculino 17.964 603
Feminino 3.041 341
Total 21.005 944
Colaboradores por tipo de emprego e gênero 2016
Tempo integral Meio período
Masculino 18.088 479
Feminino 2.994 388
Total 21.082 867

Colaboradores próprios, por faixa etária e gênero 2015 2016
Faixa Etária Total Masculino Feminino Total
25 anos ou menos 4.495 2.838 1.018 3.856
Entre 26 e 34 anos 8.067 5.935 1.331 7.266
Entre 35 e 44 anos 6.790 5.781 796 6.577
Entre 45 e 54 anos 4.749 2.997 197 3.194
55 anos ou mais 1.016 40 1.056
Colaboradores por região e gênero 2015 2016
Região Total Masculino Feminino Total
Centro-Oeste 1.695 1.525 201 1.726
Nordeste 1.970 1.616 260 1.876
Norte 1.882 1.674 205 1.879
Sudeste 17.051 12.143 2.492 14.635
Sul 1.503 1.609 224 1.833
Colaboradores por categoria funcional e gênero 2015 2016
Categoria funcional Total Masculino Feminino Total
Administrativo 1.851 980 843 1.823
Comercial 788 610 214 824
Operacional 21.462 16.977 2.325 19.302

*Observação: Em 2015 foi medida a faixa etária "acima de 45 anos" e em 2016, "entre 45 e 54 anos" e "acima de 55 anos"

Remuneração e Benefícios

A nossa política de remuneração reflete as melhores práticas do mercado e é revisada periodicamente por meio de pesquisas salariais. Ela garante a equidade da remuneração entre gêneros e etnias, valorizando o mérito profissional para o cargo ocupado. A partir dos acordos coletivos e conforme a legislação trabalhista, o salário mínimo é garantido sem distinção de gênero. O menor salário praticado para homens e mulheres é equivalente ao salário mínimo nacional, no valor de R$ 880,00.

A política de benefícios, aliada ao plano de retenção e ao diferencial de mercado, busca atender às necessidades de nossos colaboradores. A Companhia realiza análises frequentes e comparações de mercado a fim de garantir benefícios compatíveis às práticas atuais. Destacamos que é livre a comunicação entre sindicatos e colaboradores.

Em 2016, o turnover médio foi de 2,11 por mês. Esse indicador é acompanhado mensalmente na reunião de resultados, por operação, com atenção constante da Alta Administração. Em relação às novas vagas, priorizamos o recrutamento interno e incentivamos a contratação de parentes, pois, dessa forma, é possível aproximar ainda mais as pessoas e aumentar a renda familiar.

A cada mês realizamos o "Momento JSL" com todos os funcionários da equipe operacional de Transporte de Passageiros. O objetivo deste evento é entender as demandas dos colaboradores e fazer com que todos conheçam mais profundamente nossas diretrizes e políticas. Se for identificada alguma falta de alinhamento com a cultura da Companhia, uma equipe especializada de RH trabalha diretamente com a respectiva gerência para entender e compartilhar as melhores práticas. Durante o ano, 11.420 colaboradores participaram do Momento JSL.

Em relação ao benefício de licença paternidade, em 2016, dos 488 funcionários beneficiados, 471 retornaram ao trabalho, e das 131 mulheres que usufruíram da licença maternidade, 114 retornaram às suas funções.

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Qualidade de Vida

Bem-estar no trabalho é o foco do Programa "Ligado em Você", que atende todos os nossos colaboradores e seus familiares. A equipe do programa tira dúvidas sobre questões pessoais e sociais e oferece suporte psicossocial e psicológico, além de auxílio em temas relacionados ao ambiente de trabalho, com grande aderência e satisfação dos colaboradores.

O programa também oferece visitas domiciliares, hospitalares, acompanha consultas médicas e presta assistência social, psicológica e jurídica às pessoas com necessidades especiais, gestantes, vítimas de acidentes de trânsito, dependentes químicos e suas famílias.

O contato com o Ligado em Você é feito pelo telefone 0800 77 35 333 (ligação gratuita), pelo e-mail canalgente@jsl.com.br ou até mesmo por meio do encaminhamento direto dos gestores.

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Saúde e Segurança

A importância de uma operação segura faz parte de todas as nossas atividades, uma vez que atuamos em mais de 16 setores da economia e a maior parte da equipe está alocada em clientes externos ou nas estradas. Para fortalecer o engajamento de nossos colaboradores em um ambiente de atenção à segurança, contamos com programas de capacitação e reciclagem, campanhas de educação, treinamento, aconselhamento e prevenção.

Essas iniciativas abordam temas como direção defensiva, segurança em procedimentos operacionais, combate ao uso de drogas, alcoolismo e uso indevido de estimulantes, atendimento a clientes portadores de necessidades especiais e doenças sexualmente transmissíveis.

Alinhados ao trabalho de prevenção e conscientização feito pela área de Gestão de Gente, entre 50% e 75% dos colaboradores fizeram parte da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em 2016.

Algumas ações importantes para o resultado apresentado:

  • Treinamento de Percepção de Riscos com as áreas de manutenção e operações;
  • Maior acompanhamento dos processos operacionais pela área de SSMA;
  • Reuniões de Segurança e Meio Ambiente com gestores operacionais para definição de ações operacionais visando à mitigação das causas dos acidentes ocorridos.

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Principais Campanhas

Esquina Segura: orientação de segurança a todos os usuários do transporte público e demais moradores sobre a importância do respeito às sinalizações de trânsito e da utilização das faixas de pedestre.

Velocidade: campanha com foco na orientação aos colaboradores e prestadores de serviços da JSL, enfatizando e monitorando o respeito aos limites de velocidade, os riscos envolvidos quando não há o cumprimento destes limites e o estabelecimento de metas internas. As campanhas são realizadas em todas as unidades de negócios da JSL, o que contribuiu para a redução de 18% no número de acidentes pessoais sem afastamento em 2016.

Carnaval: campanha realizada para orientar os colaboradores da JSL e prestadores de serviços sobre os riscos no trânsito em dias de carnaval, com recomendação de algumas ações e posturas necessárias específicas para o período festivo.

Segurança Não Tira Férias: campanha para orientação de todos os colaboradores da JSL e prestadores de serviços sobre os cuidados na condução de veículos durante as férias, indicando a importância na atenção com pedestres, período de chuvas e demais particularidades do trânsito neste período.

Campanha Digo Sim à Segurança: realização de palestras que abordam temas de segurança na execução dos trabalhos, procedimentos e padrões operacionais com todos os colaboradores, além da conscientização sobre Comportamento, Saúde, Higiene e Economia Doméstica. A campanha foi realizada nas unidades florestais e foram utilizados outdoors em área de maior circulação de pessoas.

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Treinamento e Desenvolvimento

Atrair e desenvolver a criatividade de nossos profissionais faz parte do desenvolvimento da própria empresa, que segue estimulando e facilitando o aperfeiçoamento profissional de todos os colaboradores. Quanto mais capacitação e qualificação maior será o desempenho nas funções que cada um desempenha dentro da Companhia.

Em 2016, mais de 16.500 colaboradores participaram dos cursos de treinamento que oferecemos, contabilizando cerca de 327 mil horas, sendo 19,8 horas em média por participante. A JSL dispõe de salas para treinamento de informática e auditórios com sala de suporte equipada com projetores de alta resolução e demais recursos tecnológicos.

Oferecemos cursos, palestras e capacitação para atender às necessidades dos colaboradores de todas as áreas. Para cada função há um conteúdo programático específico e uma carga horária, ou seja, o treinamento para um motorista de caminhão é diferente do curso oferecido a um motorista de ônibus. Alguns cursos motivacionais para gestores incentivam o comprometimento, criatividade, determinação, disciplina e dedicação.

Além da utilização de consultorias externas, muitos cursos são ministrados por nossos próprios instrutores, que abordam temas administrativos e operacionais como Direção Defensiva, Segurança em Neblina, Combate a Incêndio, Condução Econômica, Economia Doméstica, 5S, Atendimento ao Cliente, Legislação do Trabalho de Pessoas com Deficiência, Primeiros Socorros, Qualidade, entre outros.

Em 2016, 10.250 funcionários participaram de treinamentos relativos a Direitos Humanos.

Última Atualização em 27 de Julho de 2017

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