Colaboradores

Os nossos colaboradores são os grandes responsáveis pela história que estamos construindo, com quem encaramos os desafios diários, aprendemos com as conquistas e compartilhamos a cultura de servir. Eles são fundamentais para alcançarmos o objetivo de gerar valor agregado para todos os nossos públicos de interesse. A simplicidade é fundamental na realização desses objetivos, traduzida na objetividade das ações, garantindo agilidade, especialmente nas demandas do cliente.

Para a gestão de nosso pessoal, contamos com o Código de Conduta e com a política de relações humanas e do trabalho, que estabelecem os direitos e responsabilidades dos colaboradores. Esses documentos asseguram a liberdade de associação e negociação coletiva, apresentam o posicionamento contrário da Companhia sobre o trabalho infantil, forçado e qualquer tipo de discriminação, reiterando o nosso compromisso com a Declaração dos Direitos Humanos e com as normas Internacionais do Trabalho. Adicionalmente, disponibilizamos o Canal Alerta, ferramenta que auxilia na prevenção de potenciais abusos contra esses direitos.

Para a evolução de nossas atividades, procuramos uniformizar práticas entre as operações, permitindo uma gestão mais ágil e integrada. Acreditamos na comunicação transparente, e contamos com canais de comunicação interna que têm como objetivo manter um alto fluxo de informação entre as operações. As equipes recebem informações através de e-mails, murais, campanhas, jornal, JSL TV e intranet, além de contar com reuniões mensais de resultado para alinhamento entre a Alta Administração e os Gerentes das Operações, que por sua vez, compartilham a estratégia organizacional para a base da operação.

Foi para facilitar o dia a dia de nossos colaboradores que implementamos em 2015 o Portal do Colaborador, solução criada para trazer mais rapidez nos processos de administração do pessoal, como dados pessoais, demonstrativos de pagamentos, informe de rendimentos, consulta a benefícios e programação de férias. Além da facilidade do autoatendimento, essa ferramenta fornece independência para que o colaborador faça suas consultas, e permite que nossa área de Gestão de Gente padronize do atendimento entre as operações.

Perfil dos colaboradores

Encerramos o ano de 2015 com 24.101 colaboradores próprios, dentre estes 3.781 mulheres e 20.320 homens. Aqueles em regime de tempo integral - de contrato permanente e temporário somam 23.159 colaboradores, e aqueles em regime de tempo de meio período - de contrato permanente e temporário, 942.

A maior parte dos colaboradores enquadra-se na faixa etária de 26 a 34 anos, na região Sudeste, e os cargos ocupados são majoritariamente de motoristas, operacional e administrativo.

Ramo de Atividade 2013 2014 2015 Var. 2015x2014
JSL Logística 20.725 20.766 20.867 0,5%
Administrativo 901 895 777 -13,2%
Comercial 161 143 153 7,0%
Corporativo 73 52 41 -21,2%
Seminovos 88 91 112 23,1%
Operacional 19.663 19.728 19.937 1,1%
Serviços Dedicados 10.982 10.848 10.981 1,2%
Gestão e Terceirização 3.307 3.210 3.269 1,8%
Transporte e Passageiros 4.183 4.574 4.6937 1,4%
Cargas Gerais 572 510 453 -11,2%
Outros Serviços 619 586 597 1,9%
JSL Concessionárias de Veículos 1.693 1.548 1.269 -18,0%
Administrativo 891 785 659 -16,1%
Comercial 523 498 412 -17,3%
Operacional 279 265 198 -25,3%
Movida 421 1.014 1.948 92,1%
Administrativo 77 151 398 163,6%
Comercial 28 49 223 355,1%
Operacional 316 814 1.317 63,0%
Leasing - 10 17 70,0%
Administrativo - 10 17 70,0%
Total 22.839 23.338 24.101 3,3%
Administrativo 1.869 1.841 1.851 0,5%
Comercial 712 690 788 14,2%
Operacional 20.258 20.807 21.462 3,1%
Total de Colaboradores por tipo de emprego 2013 2014 2015 Var. 2014x2015
CLT 22.831 23.332 24.097 3,3%
Estagiários 8 6 4 -33,3%
Subtotal Colaboradores Próprios 22.839 23.338 24.101 3,3%

Distribuição dos Colaboradores

Região 2013 2014 2015
Centro Oeste 1.326 1.378 1.695
Nordeste 1.904 2.015 1.970
Norte 1.623 2.012 1.882
Sudeste 17.380 17.223 17.051
Sul 606 710 1.503
Total 22.839 23.338 24.101

Escolaridade 2013 2014 2015
Ensino Fundamental - Completo/Incompleto 5.041 4.449 5.010
Ensino Médio - Completo/Incompleto 15.775 16.872 16.816
Superior - Completo/Incompleto 1.940 1.886 2.117
Pós Graduado 83 131 158

Remuneração e Benefícios

A política de remuneração reflete as melhores práticas do mercado, sendo periodicamente revisada por meio de pesquisas salariais. Ela garante a equidade da remuneração entre gêneros e etnias, valorizando o mérito profissional para o cargo ocupado. O valor da remuneração parte de um salário base e, dependendo da função ocupada, um bônus adicional. A partir dos acordos coletivos e conforme a legislação trabalhista, o salário mínimo é garantido, sem distinção de gênero. Destacamos que é livre a comunicação entre sindicatos e colaboradores.

A remuneração variável dos diretores e gerentes é atrelada às metas de desempenho de suas áreas, que consideram indicadores como faturamento, lucro, consumo de combustível, nível de satisfação dos clientes, controle de acidentes, e turnover. Alguns também possuem um plano de stock option, a fim de aproximar suas atividades aos nossos interesses de longo prazo.

Os colaboradores contam com benefícios, como:

•Assistências médica e odontológica;
• Seguro de vida;
• Vale transporte e vale refeição (ou refeitório);
• Participação nos Lucros (PLR);
• Kit escolar e kit nascimento;
• Licença Paternal;
• Entrega de brinquedos e cesta no Natal;
• Cestas básicas (com base no acordo coletivo de cada operação);
• Programa de apoio psicossocial e psicológico.

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Desenvolvimento e Retenção

Estimular o desenvolvimento de nossos colaboradores é uma de nossas diretrizes, pois Gente faz a diferença em nosso Negócio. É primordial atrair, desenvolver e estimular a criatividade de nossos profissionais, pois sabemos que quanto mais capacitados, melhor será o desempenho dos serviços.

A partir de treinamentos contínuos e vinculados aos objetivos do negócio, compartilhamos a consciência da necessidade da segurança em todas as nossas operações, fator essencial para o nosso crescimento sustentável. Em 2015, mais de 25.000 treinandos participaram dos cursos que oferecemos, cerca de 295 mil horas focadas na atualização, resultando em 11,7 horas de treinamento em média por participante.

O Programa de Integração Institucional tem como foco o alinhamento e o engajamento à cultura de estar a serviço do cliente. Apresentamos aos novos colaboradores os nossos valores, políticas, e procedimentos, além de compartilhar nossas diretrizes organizacionais com a entrega e explanação do Código de Conduta.

Aos nossos diretores, gestores e coordenadores, apresentamos em nosso encontro de final de ano conceitos sobre corrupção e os procedimentos que a empresa segue, assim como quais são os novos procedimentos que estão sendo implantados na Companhia.

A rotatividade e o absenteísmo são desafios para o setor de logística. A nossa equipe de Gestão de Gente adota ferramentas para reter os talentos, como avaliação de adaptação à cultura da Companhia, avaliação de experiência nos prazos de 45 e 80 dias, bem como entrevista de desligamento e pós-desligamento. Essa última tem como perspectiva identificar as razões que influenciaram o desligamento voluntário do colaborador, o que contribui para o aprimoramento dos processos de gestão. Em 2015, o turnover médio foi de 2,6% por mês, indicador acompanhado mensalmente na reunião de resultados, por operação, com atenção direta da Alta Administração.

Para as novas vagas, priorizamos o recrutamento interno. Em 2015, 6.269 movimentações de quadros foram realizadas, 33,6% a mais que em 2014, representando oportunidades de ascensão profissional. Incentivamos também a contratação de parentes, com o propósito de aproximar as pessoas e aumentar a renda familiar. Nesse último ano, 335 pessoas participaram do processo seletivo do Programa de Valorização da Família, 50,9% a mais que o ano anterior.

Para valorizar o apoio de nossos colaboradores, oferecemos gratificações pelo tempo de permanência e por participação em projetos estratégicos.

Com a equipe operacional de Transporte de Passageiros, é realizado mensalmente o "Momento JSL", a fim de entender as demandas dos colaboradores e compartilhar com eles as nossas diretrizes e políticas. Nas situações em que há desalinhamento com a cultura da Companhia, uma equipe especializada de RH entra em contato com a respectiva gerência para entender e compartilhar as melhores práticas.

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Saúde e segurança do trabalho

Compartilhamos a necessidade da consciência da operação segura entre todos os nossos colaboradores, pois nossos negócios estão relacionados com mais de 16 setores da economia, e a maior parte da equipe está alocada em clientes ou nas estradas.

Para engajá-los em um ambiente de atenção à segurança nas atividades realizadas, contamos com programas de capacitação e reciclagem, além de campanhas de educação, treinamento, aconselhamento e prevenção. Tais iniciativas abordam temas como direção defensiva, segurança em procedimentos operacionais, percepção do risco, combate ao uso de drogas, alcoolismo e uso indevido de estimulantes, atendimento a clientes portadores de necessidades especiais e doenças sexualmente transmissíveis.

Aliados ao trabalho de prevenção e conscientização feito pela área de Gestão de Gente, 157 colaboradores eram membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA em 2015, representando todos os nossos colaboradores.

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Qualidade de vida

O Programa "Ligado em Você" preza pelo bem estar da nossa gente e seus familiares. Os colaboradores contam com uma equipe para tirar dúvidas sobre questões pessoais e sociais, que oferece suporte psicossocial e psicológico, e auxílio em temas relacionados ao ambiente de trabalho.

A equipe do programa também realiza visitas domiciliares, hospitalares, acompanha consultas médicas, prestando assistência social, psicológica e jurídica às pessoas com necessidades especiais, gestantes, vítimas de acidentes de trânsito, dependentes químicos e suas famílias.

O contato é feito tanto pelo telefone 0800-77 35 333 de ligação gratuita, e-mail canalgente@jsl.com.br, ou mesmo pelo encaminhamento dos gestores.

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