Colaboradores

Encerramos o ano de 2017 com um quadro de 23.066 colaboradores próprios, um aumento de 5% no quadro de colaboradores em relação ao ano anterior, registrado principalmente na estrutura operacional, com destaque para os serviços florestais e cargas gerais com a aquisição da empresa Quick.

A maioria dos colaboradores da JSL trabalha na região Sudeste (65%). Eles dividem-se em 84% de homens e 16% de mulheres, e encontram-se majoritariamente na faixa etária de 30 a 50 anos.

Do total de colaboradores próprios, 95% possuem contrato por prazo permanente e 5% possuem contrato por prazo temporário. Além disso, 96% possuem contrato em regime de tempo integral e 4% em regime de meio período, e 100% são cobertos por acordos de negociação coletiva.

Para lidar com o desafio da alta rotatividade e absenteísmo no setor de logística contamos com a equipe de Gestão de Gente, que adota ferramentas de retenção dos talentos, através da avaliação de adaptação à cultura da Companhia, avaliação de experiência nos prazos de 45 e 80 dias e entrevista de desligamento e pós-desligamento, com o objetivo de identificar o que motivou o desligamento voluntário do colaborador e, assim, aprimorar o processo de gestão. Gratificações pelo tempo de permanência na empresa e pela participação em projetos estratégicos também fazem parte das ações desta equipe.

Outros benefícios oferecidos para nossos colaboradores, em todas as unidades do Grupo, são: Seguro de Vida, Assistência Médica, Vale Transporte, Vale Alimentação e/ou Refeição (ou refeitório), Cestas básicas (com base no acordo coletivo), Participação nos Lucros (PLR), Invalidez e Cobertura de Invalidez, Licença parental, Plano de Pensões e Plano de Participação Acionária. E mais: os colaboradores também contam com o benefício de programas de apoio psicossocial e psicológico.

Colaboradores por contrato de trabalho e gênero 2017 2016
Permanente Temporário Permanente Temporário
Masculino 18.759 603 17.964 603
Feminino 3.265 439 3.041 341
Total 22.024 1.042 21.005 944
23.066 21.949
Colaboradores por tipo de emprego e gênero 2017 2016
Tempo integral Meio período Tempo integral Meio período
Masculino 18.853 509 18.088 479
Feminino 3.262 442 2.994 388
Total 22.115 951 21.082 867
23.066 21.949

Colaboradores próprios por contrato de trabalho e região* 2017 2016 2015
Permanente Temporário
Centro-Oeste 2.444 130 1.726 1.726
Nordeste 2.444 76 1.876 1.970
Norte 1911 78 1.879 1.882
Sudeste 1.660 706 14.635 17.051
Sul 14.306 52 1.833 1.503
Total
23.066 21.949 24.101

* Em relatórios anteriores, a JSL reportou o total de empregados por região e gênero. Este ano, com o objetivo de alinhar-se às exigências do indicador GRI 102-8, a Companhia reportou o total de colaboradores por contrato de trabalho e região, o que será mantido nos próximos anos, em conformidade com a norma GRI Standards

Desenvolvimento e Capacitação

O aperfeiçoamento das ações e desenvolvimento da criatividade são itens importantes para o próprio crescimento da empresa, por isso, investimos em capacitação profissional de todos os colaboradores. Dessa forma, acreditamos ser possível melhorar o desempenho de cada um nas funções executadas dentro da Companhia.

Os diversos treinamentos abordam questões tanto para o desenvolvimento profissional como para saúde e segurança de nossos colaboradores. Os principais temas abordados nas capacitações em 2017 foram: Atendimento ao Cliente, Condução Econômica de Veículos, Diálogo Diário de Segurança (DDS), Direção Defensiva, Integração Institucional, Liderança, Motivacional, Qualificação de Motoristas, Reciclagem de procedimentos e processos no retorno de férias, Relacionamento Interpessoal, Segurança do Trabalho e Treinamento Operacional.

Com isso, totalizamos cerca de 346.642 horas de treinamento em 2017, que representa uma média de 15 horas de capacitação por colaborador.

Topo

Saúde e Segurança

A segurança é um item primordial de nosso negócio e passa constantemente por monitoramento e aperfeiçoamento, já que atuamos em diversos setores da economia e a maioria dos colaboradores trabalham em clientes externos ou nas estradas. Mesmo que nossas atividades não apresentem alto risco, temos o compromisso contínuo de fortalecer o engajamento de nosso público interno em um ambiente de atenção à segurança, por meio de projetos de capacitação e reciclagem, campanhas educacionais, treinamento, aconselhamento e prevenção.

Dentre os temas abordados nestes programas destacam-se a direção defensiva, segurança em procedimentos operacionais, combate ao uso de drogas, alcoolismo e uso indevido de estimulantes, atendimento a clientes portadores de necessidades especiais e doenças sexualmente transmissíveis.

Além disso, atuamos desde 2015 com o Sistema de Gestão de Acidentes, que disponibiliza ferramentas para identificar a causa raiz e plano de ação. Também contamos com uma equipe corporativa responsável por acompanhar as investigações das causas dos acidentes, bem como analisar e orientar as operações relacionadas às ações preventivas. Para apoiar a qualidade do sistema de segurança de nossos colaboradores, contamos com os comitês de Saúde e Segurança - SESMT (Serviço Especializado em Saúde) e Segurança e Medicina do Trabalho, além da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), na qual 100% de nossos colaboradores são representados. Para as operações que não são obrigadas a constituir CIPA, indicamos um representante treinado nos mesmos moldes do treinamento da CIPA.

Ao longo de 2017 também realizamos diversas campanhas com foco na saúde e segurança, com destaque para:

Esquina Segura: orientação de segurança a todos os usuários do transporte público e demais moradores sobre a importância do respeito às sinalizações de trânsito e da utilização das faixas de pedestre.

Velocidade: orientação aos colaboradores e prestadores de serviços da JSL, enfatizando e monitorando o respeito aos limites de velocidade e os riscos envolvidos. As campanhas são realizadas em todas as unidades de negócios, o que contribuiu para a redução de 16,62% no número de acidentes pessoais sem afastamento em 2017.

Carnaval: campanha realizada para orientar os colaboradores da JSL e prestadores de serviços sobre os riscos no trânsito em dias de carnaval, com recomendação de algumas ações e atitudes necessárias para o período festivo.

Segurança Não Tira Férias: campanha para orientação de todos os colaboradores da JSL e prestadores de serviços sobre os cuidados na condução de veículos durante as férias, indicando a importância na atenção com pedestres, período de chuvas e demais particularidades do trânsito neste período.

Campanha Digo Sim à Segurança: realização de palestras que abordam temas de segurança na execução dos trabalhos, procedimentos e padrões operacionais com todos os colaboradores, além da conscientização sobre Comportamento, Saúde, Higiene e Economia Doméstica. A campanha foi realizada nas unidades florestais e foram utilizados outdoors em área de maior circulação de pessoas.

Topo

Sociedade

Para garantir o direcionamento justo de nosso investimento social privado junto às comunidades onde atuamos, criamos o Instituto Julio Simões, que realiza projetos próprios e em conjunto com outras instituições. O que nos move é o objetivo de contribuir para a melhoria de vida nas comunidades, sobretudo as que estão mais próximas e integradas às operações da JSL.

Trabalhando em rede, o Instituto apoia outras organizações com reconhecido desempenho de suas ações. Assim, através da parceria com o Instituto Julio Simões, elas podem aumentar o seu potencial de multiplicação, caminhando para além de onde poderiam chegar sozinhas.

Em 2017 foram direcionados aproximadamente R$ 2 milhões para projetos com base nas leis de incentivo fiscal, sendo que em 2016 havia sido disponibilizado o valor de R$ 1,9 milhão, e em 2015 de R$ 1,6 milhão. O número de pessoas beneficiadas, calculado a partir do número de projetos implementados, foi de 31.752 em 2017, 41.599 em 2016 e 54.309 em 2015.

Ao todo, 57 filiais/lojas do grupo JSL participaram das ações sociais, campanhas e projetos realizados pelo Instituto Julio Simões em 2017, representando 11,10%5 das operações da Companhia. Além dos programas já em andamento, o Instituto também apoia projetos independentes, através de doações fixas para instituições sociais e ONGs, que em 2017 beneficiaram 2.712 pessoas.

Também realizamos doação de transportes para projetos da comunidade local ou de alguma instituição, e em 2017 foram beneficiadas 2.208 pessoas com esta ação.

Julio Cidadão
Realizado desde 2007, o projeto Julio Cidadão estimula o voluntariado e promove a suavização hospitalar por meio de "doutores palhaços". Desenvolvido em parceria com a ONG Canto Cidadão, o projeto treina e acompanha os voluntários que atuam em hospitais e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) de Mogi das Cruzes e região. Em 2017, foram atendidas 2.371 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais.

Gincana Cultural
A Gincana Cultural - Todos juntos com um só objetivo, anteriormente chamada Gincana Social, fomenta a cultura de voluntariado na JSL, possibilitando a todos os colaboradores e familiares a oportunidade de contribuir para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por meio de atividades de arrecadação, doação e ações em ONGs ou espaços públicos. Em 2017, foram inscritas 11 turmas, 1.894 voluntários participantes, 9 instituições sociais beneficiadas e 3 Espaços Públicos (limpeza de praças, fachadas de escola, conscientização de pedestres).

Natal de Emoções
A campanha, iniciada em 2016, une em um só projeto os colaboradores interessados nos projetos sociais do Instituto Julio Simões, além de incentivar o voluntariado e a solidariedade em todas as unidades da JSL. A cada ano, a campanha beneficia crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.
Em 2017, foram doados 10.079 itens de higiene pessoal em asilos (shampoo, escova de dentes, creme dental, fraldas geriátricas e sabonete), 571 idosos foram apadrinhados e presenteados, e houve 17 instituições beneficiadas e 597 voluntários envolvidos.

Carreta Treinamento
Uma sala de cinema itinerante! Este é o projeto Carreta Treinamento, que circula por todo o Brasil oferecendo treinamento, teatro, cultura, música e entretenimento, sempre com foco nos temas: direção defensiva, uso de drogas, abuso e exploração sexual infantil e direito da criança e do adolescente. Ao todo, em 2017, houve participação de 2.870 pessoas em palestras, treinamentos e apresentações.

Você quer? Você pode!
O Centro de Memória e Cultura Julio Simões lançou o projeto em agosto de 2012, e desde então, atende estudantes da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes. Por meio de visitas ao CMC Julio Simões, eles têm a oportunidade de conhecer os episódios mais representativos da história do empresário e fundador da JSL e do Instituto, Sr. Julio Simões, e são estimulados a aprimorarem habilidades e competências que ampliem suas possibilidades de conquistas. Em 2017, houve 4.413 estudantes visitando o espaço.

Centro de Memória e Cultura Julio Simões
Além do projeto "Você quer? Você pode!", o Centro de Memória e Cultura Julio Simões - criado para contar a história de determinação, trabalho, simplicidade e honestidade do fundador Julio Simões -, também recebe visitas de novos colaboradores e clientes, e disponibiliza o auditório para treinamentos, palestras e eventos sociais. Em 2017, foram atendidas 3.200 pessoas.

5 Foram considerados para o cálculo do percentual: 232 filiais JSL + 183 lojas Movida + 58 lojas Movida Seminovos + 12 lojas JSL Seminovos + 28 concessionárias.

Última Atualização em 28 de Agosto de 2018

Voltar Topo

Linha do Tempo

Mais acessados
Fechar