Colaboradores

Encerramos o ano de 2018 com um quadro de 24.078 colaboradores próprios, um aumento de 4% no quadro de colaboradores em relação ao ano anterior, registrado principalmente pela expansão das lojas da Movida, constituição do Grupo Vamos e início de novos contratos na Companhia.

A maioria dos colaboradores do Grupo JSL trabalha na região Sudeste (69%). Eles dividem-se em 83% de homens e 17% de mulheres, e encontram-se majoritariamente na faixa etária de 30 a 50 anos.

Do total de colaboradores próprios, 96% possuem contrato por prazo permanente e 4% possuem contrato temporário. Além disso, 96% possuem contrato em regime de tempo integral e 4% em regime de meio período, e 100% são cobertos por acordos de negociação coletiva.

Em 2018 foram contratados 9.410 colaboradores e desligados 8.250, o que representa uma taxa de 80% para novas contratações e de 68% de rotatividade.

Para lidar com o desafio da alta rotatividade e absenteísmo no setor de logística, contamos com a equipe de Gestão de Gente, que adota ferramentas de retenção dos talentos. Suas ações estão voltadas para avaliação de adaptação à cultura da Companhia, avaliação de experiência nos prazos de 45 e 80 dias e entrevista de desligamento e pós-desligamento, com o objetivo de identificar o que motivou o desligamento voluntário do colaborador e, assim, aprimorar o processo de gestão. Outra ação desta equipe são as gratificações pelo tempo de permanência na empresa e pela participação em projetos estratégicos.

Alguns outros benefícios são oferecidos para nossos colaboradores, em todas as unidades do Grupo: Seguro de Vida, Assistência Médica, Vale-Transporte, Vale-Alimentação e/ou Refeição (ou refeitório), Cestas básicas (com base no acordo coletivo), Participação nos Lucros (PLR), Invalidez e Cobertura de Invalidez, Licença parental, Plano de Pensões e Plano de Participação Acionária. Além disso, os colaboradores também contam com o benefício de programas de apoio psicossocial e psicológico.

Colaboradores por contrato de trabalho e gênero 2018 2017 2016
Permanente Temporário Permanente Temporário Permanente Temporário
Masculino 17.964 603 18.759 603 17.964 603
Feminino 3.041 341 3.265 439 3.041 341
Total 21.005 944 22.024 1.042 21.005 944
21.949 23.066 21.949
Colaboradores por tipo de emprego e gênero 2018 2017 2016
Tempo integral Meio período Tempo integral Meio período Tempo integral Meio período
Masculino 18.088 479 18.853 509 18.088 479
Feminino 2.994 388 3.262 442 2.994 388
Total 21.082 867 22.115 951 21.082 867
21.949 23.066 21.949

Colaboradores próprios por contrato de trabalho e região* 2018 2017 2016
Permanente Temporário Permanente Temporário
Centro-Oeste 2.284 129 2.444 130 1.726
Nordeste 2.083 66 2.444 76 1.876
Norte 1.653 71 1911 78 1.879
Sudeste 15.364 615 1.660 706 14.635
Sul 1.738 75 14.306 52 1.833
Total 24.078 23.066 21.949

* Em seus relatórios anteriores, a JSL reportou o total de empregados por região e gênero. Este ano, com o objetivo de alinhar-se às exigências do indicador GRI 102-8, a Companhia reportou o total de colaboradores por contrato de trabalho e região, o que será mantido nos próximos anos, em conformidade com a norma GRI Standards.

Desenvolvimento e Capacitação

O aperfeiçoamento contínuo das ações e o desenvolvimento da criatividade são itens importantes para o próprio crescimento da empresa, por isso, investimos em capacitação profissional de todos os colaboradores. Acreditamos ser possível melhorar o desempenho de cada um nas funções executadas dentro da Companhia.

Os diversos treinamentos oferecidos abordam questões tanto para o desenvolvimento profissional como para saúde e segurança de nossos colaboradores. Os principais temas abordados nas capacitações em 2018 foram: Atendimento ao Cliente, Condução Econômica de Veículos, Diálogo Diário de Segurança (DDS), Direção Defensiva, Integração Institucional, Liderança, Motivacional, Qualificação de Motoristas, Reciclagem de procedimentos e processos no retorno de férias, Relacionamento Interpessoal, Segurança do Trabalho e Treinamento Operacional.

Com isso, totalizamos cerca de 354.098 horas de treinamento em 2018, o que representa uma média de 14,7 horas de capacitação por colaborador.

Topo

Saúde e Segurança

Priorizamos a segurança de nossos colaboradores em todas as ações e atividades da Companhia, e buscamos sempre aperfeiçoar e monitorar todos os processos, já que atuamos em diversos setores da economia e a maioria dos colaboradores trabalham em clientes externos ou nas estradas. Mesmo que nossas atividades não apresentem alto risco, temos o compromisso constante de fortalecer o engajamento de nosso público interno em um ambiente de atenção à segurança, por meio de projetos de capacitação e reciclagem, campanhas educacionais, treinamento, aconselhamento e prevenção.

Dentre os assuntos abordados nestes programas destacam-se a direção defensiva, segurança em procedimentos operacionais, combate ao uso de drogas, alcoolismo e uso indevido de estimulantes, atendimento a clientes portadores de necessidades especiais e doenças sexualmente transmissíveis.
Além disso, atuamos desde 2015 com o Sistema de Gestão de Acidentes, disponibilizando ferramentas para identificar a causa raiz e plano de ação. Contamos ainda com uma equipe corporativa responsável por acompanhar as investigações das causas dos acidentes, bem como analisar e orientar as operações relacionadas às ações preventivas.

Para apoiar a qualidade do sistema de segurança de nossos colaboradores, criamos os comitês de Saúde e Segurança - SESMT (Serviço Especializado em Saúde) e Segurança e Medicina do Trabalho, além da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), na qual 100% de nossos colaboradores são representados. Para as operações que não são obrigadas a constituir CIPA, indicamos um representante treinado nos mesmos moldes do treinamento da CIPA.

Ao longo de 2018 também realizamos campanhas com foco na saúde e segurança, com destaque para:

Sonolência, um Perigo!: Orientação aos colaboradores e prestadores de serviço da JSL sobre os riscos da condução de veículos quando estão cansados e/ou quando não dormiram o suficiente, a fim de evitar acidentes.

Chuva, Perigo na Pista!: Campanha que alerta os colaboradores e prestadores de serviços sobre os cuidados para uma direção mais segura durante a chuva.

Velocidade: Orientação aos colaboradores e prestadores de serviços da JSL, enfatizando e monitorando o respeito aos limites de velocidade e os riscos envolvidos. As campanhas são realizadas em todas as unidades de negócios, o que contribuiu para a redução de 32,04% no número de acidentes pessoais sem afastamento em 2017.

Carnaval: Campanha realizada para orientar os colaboradores da JSL e prestadores de serviços sobre os riscos no trânsito em dias de carnaval, com recomendação de algumas ações e atitudes necessárias para o período festivo.

Segurança Não Tira Férias: Campanha para orientação de todos os colaboradores da JSL e prestadores de serviços sobre os cuidados na condução de veículos durante as férias, indicando a importância na atenção com pedestres, período de chuvas e demais particularidades do trânsito neste período.

Campanha Digo Sim à Segurança: Realização de palestras que abordam temas de segurança na execução dos trabalhos, procedimentos e padrões operacionais com todos os colaboradores, além da conscientização sobre Comportamento, Saúde, Higiene e Economia Doméstica. A campanha foi realizada nas unidades florestais com utilização de outdoors em área de maior circulação de pessoas.

Topo

Sociedade

Com a intenção de garantir o investimento social privado junto às comunidades onde atuamos, foi criado o Instituto Julio Simões, que realiza projetos próprios e em conjunto com outras instituições. O que nos move é a vontade de contribuir para a melhoria de vida nas comunidades, sobretudo as que estão mais próximas e integradas às operações da JSL.

Trabalhando em rede, o Instituto apoia outras organizações que já possuem longo histórico na área social. Assim, através da parceria com o Instituto Julio Simões, elas podem aumentar o seu potencial de multiplicação, alcançando patamares mais elevados. O número de pessoas beneficiadas, calculado a partir do número de projetos implementados em 2018 pelo Instituto Julio Simões, foi de 32.691 em 2018 e 31.752 em 2017.

Nesse ano, foram direcionados aproximadamente R$ 3,5 milhões para projetos com base nas leis de incentivo fiscal, sendo que em 2017 havia sido disponibilizado o valor de R$ 2 milhões, e em 2016 de R$ 1,9 milhão.

Ao todo, 43 filiais/lojas do grupo JSL participaram das ações sociais, campanhas e projetos realizados pelo Instituto Julio Simões em 2018, representando 8,33%3 das operações da Companhia.

Além dos programas já em andamento, o Instituto também apoia projetos independentes através de doações fixas para instituições sociais e ONGs, que em 2018 beneficiaram 3 mil pessoas.

Também realizamos doação de transportes para projetos da comunidade local ou de alguma instituição. Em 2018, a ação beneficiou 2.500 pessoas.

A fim de contribuir para a garantia dos direitos das crianças e adolescentes, mais de 12 mil pessoas, entre colaboradores, terceiros, clientes e população participaram de treinamentos e palestras em parceria com o Programa Na Mão Certa (ChildHood do Brasil), Instituto Liberta e Selo Fundação Abrinq, sobre o combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes e seus direitos no Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA. Esse público se tornou um "Agente de Proteção da Infância".

Julio Cidadão
Implantado em 2007, o projeto Julio Cidadão estimula o voluntariado e promove a suavização hospitalar por meio de "doutores palhaços". Em parceria com a ONG Canto Cidadão, o projeto treina e acompanha os voluntários que atuam em hospitais e ILPIs (Instituições de Longa Permanência para Idosos) de Mogi das Cruzes e região. Em 2018, foram formados mais 37 colaboradores e atendidas 1.500 pessoas, entre pacientes, acompanhantes e profissionais.

Gincana Cultural
A Gincana Cultural, cujo lema é "Todos juntos com um só objetivo", anteriormente chamada Gincana Social, incentiva a cultura de voluntariado dentro da JSL, possibilitando a todos os colaboradores e familiares a oportunidade de contribuir para a integração entre colaboradores, empresa e comunidade, por meio de atividades de arrecadação, doação e ações em ONGs ou espaços públicos. Em 2018, foram inscritas 10 turmas, houve 1.350 voluntários participantes e 9 instituições sociais e 3 Espaços Públicos (limpeza de praças, fachadas de escola, conscientização de pedestres) foram beneficiados.

Natal de Emoções
Realizada desde 2016, a campanha une em um só projeto os colaboradores interessados nas ações sociais do Instituto Julio Simões, além de incentivar o voluntariado e a solidariedade em todas as unidades da JSL. A cada ano, a campanha beneficia um público que inclui crianças, idosos e pessoas portadoras de necessidades especiais.
Em 2018, foram beneficiadas mais de 538 pessoas que receberam presentes, como brinquedos, roupas, jogos, bolsas e kit de higiene pessoal para instituições voltadas ao público especial e com deficiência física, como Estância Manuel Maria, APAE e a AACD. Ao todo, 70 voluntários participaram destas ações.

Carreta Treinamento
Uma sala de cinema itinerante! Este é o projeto Carreta Treinamento, que circula por todo o Brasil oferecendo treinamento, teatro, cultura, música e entretenimento, com foco nos seguintes temas: direção defensiva, uso de drogas, abuso e exploração sexual infantil e direito da criança e do adolescente. Ao todo, em 2018, houve participação de 1.990 pessoas em palestras, treinamentos e apresentações.

Você quer? Você pode!
Desde agosto de 2012 o Centro de Memória e Cultura Julio Simões atende, por meio deste projeto, estudantes da rede pública de ensino de Mogi das Cruzes. Com as visitas ao CMC Julio Simões, eles têm a oportunidade de conhecer os episódios mais representativos da história do empresário e fundador da JSL e do Instituto, Sr. Julio Simões, e são estimulados a aprimorarem habilidades e competências para ampliar suas possibilidades de conquistas. Em 2018, houve 3.639 estudantes visitando o espaço.

Centro de Memória e Cultura Julio Simões
Além do projeto "Você quer? Você pode!", o Centro de Memória e Cultura Julio Simões - criado para contar a história de determinação, trabalho, simplicidade e honestidade do fundador Julio Simões -, também recebe visitas de novos colaboradores e clientes, e disponibiliza o auditório para treinamentos, palestras e eventos sociais. Em 2018, foram atendidas 4 mil pessoas.

3 Foram considerados para o cálculo do percentual: 210 filiais JSL + 186 lojas Movida + 120 lojas próprias.

Última Atualização em 4 de Julho de 2019

Voltar Topo

Linha do Tempo

Mais acessados
Fechar