Cenário Setorial

Apesar do ano de 2016 ter sido desafiador, a JSL continuou se adaptando às novas demandas de seus clientes, bem como à redução da atividade econômica. Em um cenário recessivo, os clientes passam a buscar ainda mais soluções inovadoras e customizadas para melhorarem sua produtividade.

Como prova de que as instabilidades econômicas atingiram as empresas de transporte como um todo em 2016, 58,8% das que participaram da sondagem "Expectativas Econômicas do Transportador 2016", realizada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), precisaram reduzir o número total de viagens realizadas e pelo menos 37,4% das empresas do setor reduziram o número de veículos em operação em 2016. Além disso, 60,1% delas tiveram redução de receita bruta e 74,6% apresentaram aumento do custo operacional.

A venda de veículos também caiu durante o ano. Com base em dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) de janeiro de 2017, o licenciamento de autoveículos em 2016 diminuiu 20,2% comparado a 2015, com 2,1 milhões de unidades comercializadas. A produção também sofreu uma redução de 11,2% no período.

Dentre as vendas do setor automobilístico, a participação das locadoras de automóveis representou 13,7%, de acordo com o Anuário da Associação Brasileira de Locadoras de Automóveis (ABLA) 2016. Em dezembro de 2015, o Brasil contava com 853 mil veículos leves, com idade média de 19,5 meses, distribuídos em 7.455 locadoras no território nacional, que apresentaram faturamento total de R$ 16,3 bilhões.

Para 2017, a Anfavea projeta crescimento no licenciamento, produção e exportação de autoveículos, veículos pesados e máquinas. A CNT também aposta em cenários mais promissores para o próximo ano, visto que 47,7% dos entrevistados esperam aumentar sua receita bruta e 48,8% confiam que haverá melhor desempenho da atividade econômica. Para a Companhia, a logística é atividade estratégica na integração e suporte ao desenvolvimento nacional, portanto, acredita-se que as oportunidades para o setor aumentarão nos próximos anos, dadas as necessidades do país.

Última Atualização em 27 de Julho de 2017

Voltar Topo

Linha do Tempo

Mais acessados
Fechar