Glossário

ABLA: Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis.

ANFAVEA: Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

Área quatro da região metropolitana de São Paulo: Compreende os municípios de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano e São Paulo.

BRC: British Retail Consortium Global Standards for Food Safety, certificação específica de armazenagem de alimentos.

CAGR: sigla em inglês para compound annual growth rate, ou taxa composta de crescimento anual, em português.

CDI: Certificados de Depósito Interbancário

Cross-selling: Prática que envolve a venda e prestação de produtos e serviços adicionais para clientes já existentes.

EBITDA: De acordo com o Ofício Circular CVM n.º 1/2005, são os lucros antes das receitas (despesas) financeiras líquidas do imposto de renda e contribuição social, da participação de minoritários, depreciação e amortização. O EBITDA não é uma medida de acordo com as Práticas contábeis adotadas no Brasil, não representa o fluxo de caixa para os exercícios apresentados e não deve ser considerado como substituto para o lucro líquido ou como substituto do fluxo de caixa como indicador de liquidez da Companhia. O EBITDA não possui significado padronizado e a definição de EBITDA utilizada pela JSL pode não ser comparável àquelas utilizadas por outras empresas.

EBITDA-A ou EBITDA Adicionado: corresponde ao EBITDA acrescido do custo contábil residual da venda de ativos imobilizados, o qual não representa desembolso operacional de caixa, uma vez que se trata da mera representação contábil da baixa dos ativos no momento de sua alienação. Dessa forma, a Administração da Companhia entende que o EBITDA-A é um indicador prático mais adequado do que o EBITDA tradicional como aproximação da geração de caixa, de modo a aferir a capacidade da Companhia de cumprir com suas obrigações financeiras.

Eliminações: Compensação dos valores inerentes às operações realizadas entre a JSL Logística, JSL Concessionárias e Movida, tendo assim, efeito nulo nos números da JSL Consolidada.

FBDS: Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável.

FINAME: Destinado para financiar a aquisição de máquinas e equipamentos novos, de fabricação nacional, com condições atrativas.

FINEM - Financiamento a empreendimentos de valor igual ou superior a R$ 10 milhões, com objetivo de implantação, ampliação, recuperação e modernização de ativos fixos, realizados diretamente pelo BNDES ou por meio de Instituições Financeiras Credenciadas ao BNDES a custos diferenciados.

Floor Plan - Programa de financiamento de estoque de veículos novos e usados, nacionais e importados, e peças automotivas, com concessão de crédito rotativo cedido pelas montadoras às concessionárias. Em geral, o programa possui um período inicial de carência, isento de qualquer ônus, que pode variar para cada montadora.
Fundos Montadoras - Fundo para capitalização de concessionárias, composto pelo aporte inicial e pelos valores percentuais do custo de aquisição de veículos vendidos pelas montadoras, depositados em fundos administrados por instituições financeiras ligadas às mesmas, em nome das concessionárias. Esses fundos são utilizados como garantia das linhas de crédito de fornecimento de veículos, e podem ser sacados os valores de contribuição excedentes às metas de contribuição estabelecidas anualmente. A utilização dos recursos deve ser submetida à análise e aprovação das montadoras.

Fundos Montadoras - Fundo para capitalização de concessionárias, composto pelo aporte inicial e pelos valores percentuais do custo de aquisição de veículos vendidos pelas montadoras, depositados em fundos administrados por instituições financeiras ligadas às mesmas, em nome das concessionárias. Esses fundos são utilizados como garantia das linhas de crédito de fornecimento de veículos, e podem ser sacados os valores de contribuição excedentes às metas de contribuição estabelecidas anualmente. A utilização dos recursos deve ser submetida à análise e aprovação das montadoras.

Gestão e Terceirização ou Gestão e Terceirização de Frotas/ Equipamentos: Serviços de gestão e terceirização prestados pela JSL por meio de frotas compostas por veículos leves e pesadas, incluindo atividades de dimensionamento e serviços agregados à frota, máquinas e equipamentos.

GHG Protocol: Ferramenta utilizada para entender, quantificar e gerenciar emissões de gases de efeito estufa (GEE).

IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo

IPO: Do inglês Initial Public Offering, a sigla IPO refere-se a Oferta pública inicial.

JCP ou Juros sobre Capital Próprio: Instrumento de remuneração dos sócios atrelado ao capital investido na sociedade. Permite que a sociedade remunere o acionista não só com a distribuição de dividendos como também com o pagamento de juros, em contrapartida pelo custo de oportunidade dos recursos nela mantidos, dado o tratamento tributário que recebe - despesa financeira dedutível na apuração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) com base no lucro real.

JSL Concessionárias de Veículos ou Concessionárias - Incorporada à JSL em fevereiro de 2012, é uma holding detentora de uma rede de 37 concessionárias, sendo 24 de veículos leves e 13 de veículos pesados, e uma corretora de seguros. As concessionárias de veículos leves estão sob as marcas Volkswagen, Fiat e Ford, e a de pesados sob a marca MAN. Consolida as empresas Original Veículos Ltda., Avante Veículos Ltda., Ponto Veículos Ltda., Transrio Caminhões, Ônibus, Máquinas e Motores Ltda., Vintage Corretora e Administradora de Seguros Ltda..

JSL Consolidada ou resultados consolidados da JSL: Consolidação dos resultados financeiros da JSL Logística, JSL Concessionárias de Veículos e Movida, já considerando as eliminações entre os negócios.

JSL Locações S.A. ou GTF - Locação de veículos, máquinas e equipamentos com ou sem condutor, com gestão e manutenção de frotas.

JSL Logística - Contempla os resultados das operações logísticas da JSL, bem como da Schio.

Mesmas Lojas - Lojas das Concessionárias com faturamento há no mínimo, 12 meses.

Margem EBITDA - Relação entre o EBITDA (com impacto positivo ou negativo da Venda de Ativos) com a Receita Líquida de Serviços (não considera a receita com Venda de Ativos).

Movida Participações S.A. ou Movida - consolida todas as atividades de rent a car (RAC) operadas pela Movida Rent a Car Ltda., e as de gestão e terceirização de frotas (GTF), realizadas pela JSL Locações Ltda..

Movida Rent a Car S.A. ou RAC - Constitui a consolidação das informações da Movida Ltda. e APTA Ltda., empresas adquiridas em dezembro de 2013 que prestam serviços de locação de veículos leves, diário, mensal e anual, para pessoas físicas e jurídicas.

PDD: Provisão para Devedores Duvidosos.

REDEX: Recinto especial para despacho aduaneiro de exportação.

Risco Sacado a pagar (Montadoras) - Convênios com instituições financeiras para gerir os compromissos com fornecedores. Os fornecedores transferem o direito de recebimento dos títulos das vendas de veículos para as instituições financeiras.

RMC ou Receita com os Mesmos Contratos: Receitas provenientes dos contratos existentes em ambos os períodos de comparação.

ROIC ou Return On Invested Capital : Retorno sobre o capital investido - quantia, expressa como uma porcentagem, ganha sobre o capital total de uma companhia - patrimônio líquido (Equity), mais a dívida líquida (Debt), calculada dividindo os lucros operacionais líquidos antes do pagamento de juros, pelo capital total. O retorno sobre o capital investido é utilizado para comparar empresas ou divisões de uma empresa, em termos de eficiência administrativa, visto que se concentra no desempenho operacional efetivo.

Schio ou Rodoviário Schio - Empresa incorporada à JSL em dezembro de 2011, sendo a líder em logística de produtos de temperatura controlada no país, com faturamento de R$ 444,0 milhões em 2011.

SMETA: SEDEX Members Ethical Trade Audit, certificação específica de armazenagem de alimentos.

TJLP: Taxa de Juros de Longo Prazo.

Venda de Ativos com Gestão: Venda de veículos vinculada aos contratos de prestação de serviço de gestão de frotas.

Mais acessados
Fechar