Diretoria, Conselho de Administração e Conselho Fiscal

Diretoria Executiva

O Diretor Presidente, Diretor Administrativo Financeiro e de Relações com Investidores e outros cinco Diretores, eleitos pelo Conselho de Administração, se reúnem semanalmente e compõem a Diretoria da JSL, cuja principal atribuição é administrar e operar os negócios por meio de ações práticas, de acordo com as diretrizes estabelecidas pela Assembleia Geral ou Conselho de Administração da Companhia. Dessa forma, são consideradas as definições do planejamento estratégico, como os resultados financeiros sob a responsabilidade dos administradores, os resultados financeiros globais, bem como os indicadores operacionais.

Portanto, a Diretoria representa a gestão geral dos negócios, priorizando seu desempenho operacional, econômico, social e ambiental. Os diretores podem realizar todas as operações e colocar em prática todos os atos necessários à execução dos objetivos de seu cargo, observando as disposições do Estatuto Social quanto à forma de representação, à alçada para a prática de determinados atos e à orientação geral dos negócios estabelecida pelo Conselho de Administração. Eles são responsáveis por traçar e monitorar estratégias e metas, como reflexo das deliberações do Conselho de Administração, além de deliberar sobre a aplicação de recursos ao transigir, renunciar, ceder direitos, confessar dívidas, fazer acordos ou firmar compromissos.

Diretores Cargo Data da última eleição Prazo do mandato
Fernando Antonio Simões Diretor Presidente 06/08/2018 2 anos

Fernando Antonio Simões, empresário e atua na Companhia desde 1981. Atualmente, é membro do nosso Conselho de Administração e diretor presidente da Companhia.

Denys Marc Ferrez Diretor Administrativo-Financeiro e de RI 06/08/2018 2 anos

Denys Marc Ferrez, admitido como diretor executivo em maio de 2008. É graduado em administração de empresas e pós-graduado em corporate finance. Possui experiência anterior como diretor de relações com investidores da Redecard, em 2008, tendo ainda atuado por 10 anos na tesouraria e relações com investidores da Aracruz e 5 anos na Pricewaterhouse.

Fabio Albuquerque Marques Velloso Diretor 06/08/2018 2 anos

Fabio Albuquerque Marques Velloso, admitido como Diretor Executivo em novembro de 2008. É graduado em engenharia elétrica e Pós-Graduado em Administração de Empresas. Possui especializações em Logística e em Fabricação de Celulose. Construiu sua carreira no setor de celulose e papel, tendo trabalhado por 11 anos na Cenibra e por 12 anos na Aracruz.

Adriano Thiele Diretor 06/08/2018 2 anos

Adriano Thiele, admitido em janeiro de 2011, é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões e Pós Graduado em Logística Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Construiu sua carreira na área de logística, tendo atuado nos últimos 3 anos como responsável pela logística e gestão de ativos da ETH, do grupo Odebrecht. Também atuou por 4 anos nas áreas de logística da Vale e por 6 anos na America Latina logística.

Samir Moises Gilio Ferreira Diretor 06/08/2018 2 anos

Samir Moises Gilio Ferreira, O Sr. Samir Moises Gilio Ferreira é graduado em ciências contábeis e pós-graduado em finanças corporativas. Atuou por 11 anos na Deloitte Touche Tohmatsu e, nos últimos 6 anos, foi diretor de controladoria da International Meal Company. Iniciou seus trabalhos na Companhia como diretor de controladoria em março de 2017.

Eduardo Pereira Diretor 06/08/2018 2 anos

Eduardo Pereira, foi diretor estatutário da Companhia entre janeiro de 2007 e janeiro 2012. É graduado em administração de empresas. Foi admitido na Companhia em 2004. Possui experiência de 14 anos na Unidas Rent a Car, sendo 7 anos na gerência e direção na área comercial em nível nacional, e Cia. Santo Amaro Ford - 07 anos como Gerente de Filial.

Flávio José Sales Diretor 06/08/2018 2 anos

Flávio José Sales, foi admitido como diretor executivo em abril de 2015. É formado em tecnologia da informação. Ingressou na companhia em 2005, e desde então construiu sua carreira na área de operações da Companhia, sendo responsável pela área operacional durante 7 anos, como Gerente, Gerente Geral e Diretor de Operações. Desde 2012, é responsável pela implementação do sistema SAP e também pelo desenvolvimento do sistema de gestão de transportes customizada da empresa.

José Ronaldo Barcelos Diretor 06/08/2018 2 anos

José Ronaldo Barcelos, O Sr. José Ronaldo Barcelos é graduado em Engenharia Industrial Elétrica, com MBA em Gestão Executiva e em Administração Financeira, especializações em Innovation in Procurement e Strategy and Trends in Procurement e certificação Black Belt. Possui experiência como Head na área de Supply Chain, tendo atuado nessa área por 23 anos na Companhia de Bebidas das Américas (Ambev). Foi admitido na Companhia em 2018.

Lucas Cive Barbosa Diretor 06/08/2018 2 anos

Lucas Cive Barbosa, é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, com MBA pelo Massachusetts Institute of Technology - MIT, No período de 2009 a 2011, trabalhou como CFO na Concessionária Rota das Bandeiras., empresa do setor de concessões rodoviárias, e no período de 2012 a 2017 trabalhou como Diretor de Finanças Corporativas na Construtora Norberto Odebrecht, empresa do setor de Engenharia e Construção. Foi admitido na Companhia em abril de 2018.

Rodrigo Ferreira Coimbra Pádua Diretor 06/08/2018 2 anos

Rodrigo Ferreira Coimbra Pádua, graduado em Administração de Empresas pela UNA, com MBA em Recursos Humanos pela FGV e curso executivo pela London Business School. Com 20 anos de experiência em Gente e Gestão, sendo 9 anos como Gerente e Gente e Gestão na Ambev e Danone em diversas localidades do Brasil. De 2006 a 2016 atuou no mercado imobiliário como Diretor Executivo de Gente e Gestão da Gafisa e suas subsidiárias Alphaville e Tenda. De 2014 a 2017 atuou como Diretor de Gente e Gestão da BRF no Brasil. Foi admitido na Companhia em fevereiro de 2018.

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Conselho de Administração

Composto por cinco conselheiros, sendo dois independentes, o Conselho de Administração (CA) da JSL é responsável pela orientação geral dos negócios da Companhia. O órgão faz reuniões ordinárias quatro vezes por ano, ao final de cada trimestre, e reuniões extraordinárias, sempre que necessário. As decisões são tomadas considerando a maioria dos votos e os públicos de interesse podem fazer recomendações e sugestões ao Conselho por meio da área de Relações com Investidores.

A diversidade de perfis é essencial, pois possibilita que a Companhia se beneficie da pluralidade de opiniões e de um processo de tomada de decisão mais assertivo e seguro. O Conselho de Administração da JSL é formado tendo em vista a diversificação de conhecimentos e experiências, que são acumulados de maneira contínua em diferentes áreas de atuação e setores econômicos. Os atuais membros do Conselho possuem vasta atuação em diversos setores, dentre os quais podemos citar: Transportes e Logística, Papel e Celulose, Químico, Metalúrgico, Portuário, Hospitalar, Bancário, Construção, Varejo, Óleo e Gás e Elétrico. Além disso, a pluralidade das ideias é assegurada pelos diferentes escopos acadêmicos e experiências profissionais, dentre as quais podemos mencionar: empreendedorismo, econômica, administrativa, contábil, consultiva, tributária, societária e terceiro setor. Dessa forma, a organização busca proporcionar o equilíbrio entre as expectativas das partes interessadas e o fortalecimento contínuo das competências organizacionais.

Outras atribuições do CA são: controlar e fiscalizar o desempenho econômico, social e ambiental da Companhia, assumindo o papel de guia sobre as estratégias do negócio a fim de maximizar o retorno para os acionistas; definir políticas e desenhar estratégias para a condução dos negócios; liderar a implantação da estratégia de crescimento e orientação geral dos negócios; autorizar operações que utilizem instrumento financeiro derivativo e a contratação de mecanismos financeiros atrelados à moeda estrangeira; emissão de valores mobiliários; definição de metas de desempenho da Diretoria e de sua remuneração; eleição e/ou destituição dos membros da Diretoria e fiscalização da gestão dos Diretores, além da apreciação do Relatório da Administração e suas contas.

Membros do Conselho de Administração Cargo Data da última eleição Prazo do mandato
Adalberto Calil Presidente 27/04/2017 Assembleia Geral Ordinária 2019

Adalberto Calil, graduado em direito pela faculdade de direito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em 1973. O Sr. Adalberto Calil é sócio fundador, em 1974, do escritório de advocacia Radi, Calil e Associados, com atuação predominante nas áreas do direito societário e tributário. Foi assessor e consultor jurídico de empresas e grupos econômicos em diversos segmentos, tais como: químico, papel, florestal, transportes & logística, cerâmico, metalúrgico, portuário e hospitalar. Foi membro do Conselho de Administração da Satipel Industrial S.A. no período de abril/2006 a abril /2008. É membro do conselho de administração da sociedade de capital fechado Píer Mauá S/A desde 2006. Atualmente, o Sr. Adalberto Calil é Presidente do Conselho de Administração da Companhia.

Fernando Antonio Simões Conselheiro 27/04/2017 Assembleia Geral Ordinária 2019

Fernando Antonio Simões, empresário e atua na Companhia desde 1981. Atualmente, é membro do nosso Conselho de Administração e diretor presidente da Companhia.

Fernando Antonio Simões Filho Conselheiro 27/04/2017 Assembleia Geral Ordinária 2019

Fernando Antonio Simões Filho, advogado e membro do Conselho de Administração da JSL. Ingressou em 2003, exercendo o cargo de assessor da presidência durante 5 anos, e 2 anos como Diretor na JSL. Atuou também como Diretor da JSL Concessionárias por dois anos e meio.

Alvaro Pereira Novis Conselheiro Independente 27/04/2017 Assembleia Geral Ordinária 2019

Alvaro Pereira Novis, Economista e Bacharel em Administração Pública pela Fundação Getulio Vargas, o Sr. Alvaro trabalhou durante 15 anos no BankBoston, tendo alcançado a posição de Vice Presidente da Divisão Nacional do Banco, no Brasil. Seguindo sua carreira bancária, atuou, por 8 anos, como Diretor do Banco Iochpe de Investimentos liderando sua associação com o Bankers Trust, tendo sido Presidente da nova Instituição, Banco Iochpe Bankers Trust pelo período de 4 anos. Foi Diretor da ANBID - Associação Nacional dos Bancos de Investimentos e da Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Em 1992, integrou-se à Organização Odebrecht, tendo desde então ocupado diversas posições nas áreas financeiras de empresas ligadas ao Grupo, assumindo em 1998 a posição de Vice Presidente de Finanças da empresa Holding do Grupo, Odebrecht S.A. Nos 18 anos atuando área financeira da Odebrecht, teve participação ativa no Brasil e em diversos países, particularmente, na formulação e conclusão de diversos financiamentos de projetos (project finance) viabilizando investimentos em infraestrutura nos setores de transportes, energia elétrica, saneamento e óleo & gás. Liderou operações de captação no mercado de capitais local e internacional tanto em renda fixa como renda variável (IPO). Participou de diversas transações de fusões e aquisições, notadamente nos setores petroquímico e de concessões de serviços públicos. Na qualidade de Vice Presidente de Finanças da Odebrecth S.A, atuou como Membro dos Conselhos de Administração da Braskem e Coordenador do Comitê Financeiro e de Investimentos deste Conselho, da ETH Bioenergia S.A da Foz do Brasil S.A e da Odebrecht Óleo & Gás. Durante 10 anos, foi Vice Presidente do Conselho Deliberativo da Odeprev-Odebrecht. Atulamente, é membro dos Conselhos de Administração da ODBINV S.A. Holding da Organização Odebrecht, da JSL S.A. e coordenador do seu Comitê Financeiro e de Suprimentos, da Caixa Geral de Depósitos Brasil e da Câmara de Comércio Americana Brasil - AMCHAM, na qualidade de Vice Presidente do seu Conselho. Como acionista da Valora Gestão de Investimentos Ltda - VGI, atua como Presidente de seu Conselho de Administração.

Augusto Marques da Cruz Filho Conselheiro Independente 27/04/2017 Assembleia Geral Ordinária 2019

Augusto Marques da Cruz Filho, graduado em Economia pela FEA-USP, pós-graduado pelo Instituto de Pesquisas Econômicas, com especialização no Institut Européen d‘ Adnistration des Affaires. Exerceu durante 10 anos o cargo de Diretor Administrativo Financeiro na Tintas Coral S/a (Grupo Bunge), foi Diretor Presidente do Grupo Pão de Açúcar e atualmente ocupa o cargo de Vice Presidente Administrativo Financeiro da Açotécnica S.A. Atuou como membro do Conselho de Administração da Arafértil Fertilizantes S.A., do Grupo Pão de Açúcar, da B2W (Submarino.com e Americanas.com), e como membro do Conselho Consultivo da Santa Bárbara Engenharia. Atualmente é membro do Conselho Consultivo da Companhia de Bebidas Ipiranga.

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Conselho Fiscal

Com atuação independente do Conselho de Administração e da auditoria externa, com funcionamento não permanente, o Conselho Fiscal é formado por três membros e seus respectivos suplentes, eleitos em Assembleia de Acionistas, com mandato de um ano. O órgão se reúne ordinariamente a cada quatro meses, e extraordinariamente, sempre que necessário, e é responsável por fiscalizar as ações dos administradores, examinar e opinar sobre as demonstrações financeiras, sempre reportando suas conclusões para os acionistas.

Os membros deste conselho devem denunciar aos órgãos de administração e à Assembleia Geral quaisquer erros, fraudes ou crimes detectados, sugerindo providências para garantir a proteção dos interesses da Companhia.

Conselho Fiscal Cargo Data da última eleição Indicado por Término do mandato
Luiz Augusto Marques Paes Conselheiro Efetivo 27/04/2018 Controlador Assembleia Geral Ordinária 2019

Luiz Augusto Marques Paes, graduado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atua por trinta anos na prestação de consultoria societária, fiscal e financeira de empresas de médio e grande porte, notadamente em Companhias abertas, é sócio da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. desde 1991. É membro do Conselho Fiscal da Suzano Papel e Celulose S.A., Cyrela Commecial Properties S.A. Empreendimentos e Participações e da Agre Empreendimentos Imobiliários S.A..

Luciano Douglas Colauto Conselheiro Efetivo 27/04/2018 Controlador Assembleia Geral Ordinária 2019

Luciano Douglas Colauto, atuou como consultor na Arthur Andersen (empresa de auditoria) de setembro de 1988 a dezembro de 1991, e atualmente é sócio da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. (empresa de consultoria), empresa na qual ingressou em dezembro de 1991. Atuou como membro efetivo do Conselho Fiscal da Nordeste Química S.A. - NORQUISA (holding de empresas do setor petroquímico) entre abril de 2003 e agosto de 2004 e é membro do Conselho Fiscal da Tecnisa S.A.(empresa do setor de incorporação imobiliária) desde abril de 2008. Graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV) e em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP).

Rafael Ferraz Dias de Moraes Conselheiro Efetivo 27/04/2018 Minoritários Assembleia Geral Ordinária 2019

Rafael Ferraz Dias de Moraes, sócio e membro do comitê de investimentos da Guepardo Investimentos. Antes disso, trabalhou como analista buy side na Funcesp, Gas Investimentos e Pátria Investimentos. É Graduado em Administração Pública pela FGV EAESP - SP. Foi Conselheiro Fiscal da Magnesita S.A. de Maio de 2015 a Abril de 2016 e Conselheiro Fiscal da Randon S.A. de Maio de 2016 a Abril de 2017.

Marcio Alvaro Moreira Caruso Conselheiro Suplente 27/04/2018 Controlador Assembleia Geral Ordinária 2019

Marcio Alvaro Moreira Caruso, atuou como consultor na Arthur Andersen (empresa de auditoria), de outubro de 1987 a abril de 1991, e atualmente é sócio da Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. (empresa de consultoria), empresa na qual ingressou em 1992. Foi membro efetivo dos Conselhos de Administração da Usina Santa Elisa S.A. (setor sucroalcooleiro - 1997 a 2003), Santelisa Vale S.A. (setor sucroalcooleiro - abril de 2007 a outubro de 2009), Abyara S.A. (companhia de capital aberto do ramo de incorporação imobiliária - julho de 2009 a fevereiro de 2010) e atualmente é membro efetivo do Conselho Fiscal da Trisul S.A. (empresa do ramo de incorporação imobiliária). É graduado e pós-graduado em administração de empresas pela Fundação Getulio Vargas (EAESP-FGV).

Marcos Sampaio de Almeida Conselheiro Suplente 27/04/2018 Controlador Assembleia Geral Ordinária 2019

Marcos Sampaio de Almeida Prado, graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atua por trinta e cinco anos na prestação de consultoria societária, fiscal e financeira de empresas de médio e grande porte, notadamente em Companhias abertas, os primeiros vinte anos pela Arthur Andersen, sendo dez anos como sócio-diretor e os últimos quinze anos pela Almeida Prado, Paes, Caruso e Colauto Consultoria Empresarial Ltda. É membro do Conselho de Administração da Cyrela Commercial Properties S.A. Empreendimentos em Participações desde 2007.

Roberto de Magalhães Esteves Conselheiro Suplente 27/04/2018 Minoritários Assembleia Geral Ordinária 2019

Roberto de Magalhães Esteves, sócio diretor responsável pelo cumprimento de regras, políticas, procedimentos e controles internos e membro do comitê de investimentos da Guepardo Investimentos, verificando limites máximos e risco. Antes disso, trabalhou na Votorantim Asset Management. É graduado em Administração de Empresas pela FGV EAESP - SP.

Para acessar o Regimento Interno do Conselho Fiscal, clique aqui.

Última Atualização em 24 de Agosto de 2018

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