Principais Linhas de Negócios

Logística

Possuímos um modelo de negócio que preza pelo compromisso em entender as necessidades dos clientes para atender de forma customizada e única. Por isso, oferecemos por meio da JSL Logística soluções práticas e específicas, sempre de olho na inovação e melhoria contínua de nossos processos, aumentando assim a produtividade de diversos setores da economia como Agricultura, Alimentício, Automotivo, Bens de Capital, Bens de Consumo, Energia Elétrica, Papel e Celulose, Público, Químico, Serviços, Siderurgia e Mineração e Transporte Municipal.

Com atuação em 21 estados do Brasil e outros três países do Mercosul (Argentina, Chile e Uruguai), contamos com protagonismo das filiais brasileiras.

Nosso negócio foi construído com base em cinco pilares:

Serviços Dedicados à Cadeia de Suprimentos: projetos de logística integrada; gestão da informação da cadeia logística; gestão do fluxo de insumos (inbound); logística interna (movimentação de produtos e gestão de estoques); logística reversa; armazenagem e distribuição urbana, entre outros;

Fretamento: fretamento de ônibus para transporte de funcionários de clientes e turismo;

Transporte de Cargas Gerais: transporte de matérias-primas ou produtos acabados "ponto a ponto";

Locação de Caminhões, Máquinas e Equipamentos: locação de máquinas e equipamentos; locação de veículos leves com serviços; locação de veículos pesados com e sem serviços e outros serviços personalizados;

Serviços Públicos: transporte público municipal, serviços de limpeza urbana, gestão e locação de veículos, máquinas e equipamentos, contratos provenientes de licitações vencidas pelo menor preço.

Ao integrar as operações e atender às particularidades de cada cliente, desenvolvemos relacionamentos duradouros. Aliando essa característica ao conjunto de serviços diversificados que oferecemos, é possível identificar oportunidades de cross-selling, contribuindo para o crescimento orgânico da Companhia. Considerando nosso amplo portfólio de serviços e diante da diversificação de clientes, nosso maior cliente responde por 9% da receita de serviços e o maior setor contribui com 16% dessa receita, que proporciona a minimização de riscos e ampliação de oportunidades de crescimento.

Construídos de forma exclusiva e customizada, em nosso modelo de negócios os projetos são realizados de acordo com as premissas operacionais dos contratos firmados. Cada contrato integra um ciclo que se inicia na precificação dos projetos, seguido da compra financiada de ativos específicos. Primeiro, é feita a inserção dos recursos necessários para a execução da operação, contando com a estrutura física, a equipe de colaboradores e os ativos. Em seguida iniciamos a prestação de serviços, com a geração de fluxo de caixa. Ao final do prazo contratual, que varia de 2 a 10 anos, o ativo utilizado é vendido por uma das lojas de Seminovos ou pela JSL Concessionárias de Veículos, considerando o valor residual estimado dos ativos.

Em 2017 lançamos o JSL Labs, um projeto de inovação e conexão da Companhia com startups. O objetivo é buscar soluções que tenham sinergia com os processos da JSL e que apresentem crescimento consistente dentro do mercado de logística. Foram mais de 160 empresas inscritas,das quais 21 foram escolhidas e avaliadas pelas áreas Comercial, TI, RH, Financeiro, Marketing e Operações. Cerca de 12 destas empresas farão projetos piloto remunerados, com duração de até 5 meses, em diversas áreas da Companhia, como Financeiro, Gestão de Gente, Tesouraria, Suprimentos e Operações Logísticas.

Movida

Com base na inovação, tecnologia e agilidade, a Movida consolida as atividades de aluguel de veículos (RAC) e Gestão e Terceirização de Frotas (GTF). Trabalha de acordo com a cultura de estar à serviço do cliente, perpetuando e estreitando os laços e os relacionamentos.

Em dezembro de 2017, a Movida contava com uma frota total de 75.860 veículos, sendo 57.059 em aluguel de veículos RAC e 18.801 em GTF. A Companhia também possuía 58 lojas próprias da Movida Seminovos, por meio das quais são vendidos os veículos com baixa quilometragem e poucos anos de uso.

Iniciamos 2017 com o sucesso da abertura de capital da Movida, captando R$ 600 milhões, o que atesta nossa estrutura de capital. Após relevantes investimentos para seu desenvolvimento desde a aquisição há quatro anos, a Movida ocupou uma posição de destaque e se consolidou como a segunda maior empresa do setor de RAC no Brasil.

Durante o ano, desenvolvemos ações para prevenir perdas, como o mapeamento das novas modalidades de fraude e apropriação indébita; aprimoramento do sistema de biometria facial; aumento do uso de rastreadores na frota - especialmente em áreas de risco - e integração de sistema de bloqueio e validações nas reservas.

Além disso, também criamos o Movida Labs, um projeto inovador que selecionou 7 empresas startups, com propostas ousadas para co-criar e transformar oportunidades em soluções inovadoras de mobilidade. Todas as empresas foram avaliadas pelas áreas Comercial, TI, RH, Financeiro, Marketing e Operações. É o caso da Lady Driver, a primeira empresa do Brasil a oferecer serviço de transporte privado apenas com motoristas mulheres, além da Flapper, o primeiro marketplace de aviação privada no Brasil. O projeto também selecionou, por exemplo, a Bunee.io, uma plataforma proativa, mais rápida e inteligente, de recrutamento de programadores. A Movida vai trabalhar também em parceria com a Trackage, que oferece soluções de monitoramento inteligente em tempo real; a Easy Crédito, uma plataforma on-line que auxilia seus clientes no acesso ao crédito e outros produtos financeiros; a QueroQuitar, onde é possível localizar, negociar e quitar dívidas pela internet; e a Sambatech, que oferece soluções para vídeos on-line.

Aluguel de veículos - RAC

Dentre as nossas atividades está a locação de veículos leves, com as opções diário, mensal e anual para pessoas físicas e jurídicas. Encerramos o ano de 2017 com 183 lojas nas principais cidades e aeroportos do Brasil, proporcionando agilidade e facilidades tecnológicas para os clientes.

Na operação de aluguel de veículos leves prezamos pela valorização da prestação de serviços e oferecemos diferenciais a todos os clientes, como: diária de 27 horas, atendimento personalizado para empresas, frota nova e diversificada, locação Carbon Free (que neutraliza a emissão de carbono da locação por meio do plantio de árvores), frota equipada com CD player ou entrada USB em todas as categorias, Conexão 4G e Movida WiFi, GPS, devolução expressa por meio de tablets, estação de Rádio Movida, diárias com proteções incluídas, assistência 24 horas, quilometragem livre, locação jovem para aqueles com mais de 19 anos e o programa de fidelidade Movida Move Você. Para aprimorar as reservas, disponibilizamos um sistema especializado de atendimento ao cliente, com site, aplicativo para celular para todas as plataformas, redes sociais e atendimento telefônico.

Oferecemos também, por meio da Movida Premium, a locação corporativa de veículos de diversas marcas, como Audi, Jaguar, BMW, Mini, Land Rover e Porsche.

Mantendo nosso perfil inovador, em 2017 lançamos novos produtos como o Movida Mensal Flex e Movida Bagging, além de sofisticarmos nossas ferramentas de CRM e yield management utilizando big data e inteligência artificial. Também lançamos o Movida Trikke, com triciclos elétricos na orla do Rio de Janeiro.

Fomos a primeira locadora de carros no Brasil a lançar o pré-pagamento para os clientes no portal de reservas, trazendo mais comodidade e conveniência para o cliente, além de melhorar a previsibilidade de nossa operação. Saiba mais.

Gestão e Terceirização de Frotas (GTF)

Nesta operação, o foco é a locação de veículos com contratos de longo prazo, normalmente acima de 12 meses, com clientes corporativos. Este serviço engloba o estudo de dimensionamento de frota de veículos, contemplando a aquisição e locação e também a manutenção e substituição de veículos avariados. Para a gestão dessas atividades, disponibilizamos suporte de documentação e relatórios gerenciais on-line que proporcionam transparência e agilidade. Oferecemos para nossos clientes um serviço personalizado com tecnologia avançada e apoio da rede própria, que englobam diversas modalidades contratuais, incluindo: serviços agregados como manutenção corretiva e preventiva, seguro, substituição de pneu, veículos substitutos para período de manutenção, opção de compra do veículo ao final do contrato e muitas possibilidades de marcas e modelos de veículos. Em 2017, mantivemos nossa estratégia de crescimento seletivo e temos hoje uma operação com perfil selecionado, influenciado também pela marca Movida Premium, que é consolidada nesta unidade.

JSL Concessionárias de Veículos

Independente e altamente complementar às atividades do negócio, esta operação amplia a capilaridade na distribuição de ativos leves e pesados, garantindo melhor valor residual no momento da venda e contribuindo diretamente para a estratégia da Companhia, ao identificar o melhor momento para venda do usado e compra do novo. Até o final de 2017 havia 28 lojas de concessionárias das marcas Volkswagen, MAN, Fiat e Ford em sete estados brasileiros, responsáveis pela comercialização de veículos leves, pesados, novos e usados para pessoas físicas e jurídicas. Saiba mais.

JSL Leasing

Os clientes são beneficiados com as alternativas financeiras oferecidas para facilitar o acesso a caminhões, ônibus, automóveis, máquinas e equipamentos. Alinhada e integrada ao modelo de negócio da JSL, a Leasing aproveita as oportunidades ligadas à cadeia de atividades desenvolvidas, como a venda de ativos da Logística ou das Concessionárias, para a oferta de leasing financeiro e/ou operacional, com o objetivo de adquirir veículos e equipamentos. Saiba mais.

Composição da Frota Operacional da Companhia1


1Base: 31/12/2017

Última Atualização em 28 de Agosto de 2018

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